Após impedimento e férias, Lama Asfáltica fica a cargo de juiz novato
Fábio (à esquerda) é formado em Direito e Ciências Contábeis.

Impedimento e férias fizeram com que os pedidos de prisões e buscas da 4ª fase da Lama Asfáltica fossem decididos pela juíza substituta Monique Marchioli Leite no último dia 9 de maio. Porém, a magistrada deixou a 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande desde dezembro do ano passado e o caso ficará com o juiz Fábio Luparelli Magajewski, nomeado há um ano como juiz federal substituto.

Especializada em crimes de lavagem de dinheiro, a 3ª Vara tem como titular o juiz Odilon Oliveira, que se declarou impedido. Na sequência, os pedidos deveriam ser repassados ao substituto Fábio Luparelli, mas o magistrado estava de férias.

Por designação do TRF 3 (Tribunal Regional Federal), os pedidos foram decididos pela juíza. Batizada de Máquinas de Lama, a nova etapa da operação da PF (Polícia Federal) teve três prisões, determinação de uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB) e fiança de R$ 1 milhão para que o político não fosse preso.

A juíza já havia atuado na 2ª fase da Lama Asfáltica, em maio de 2016, quando a operação teve as primeiras prisões deferidas.

Conforme a assessoria de imprensa do tribunal, a magistrada foi removida a pedido após participar de concurso de remoção. Desde 20 de dezembro é lotada no JEF (Juizado Especial Federal) da Capital.

Ao retornar das férias e assumir o caso, o juiz Fábio Luparelli ampliou o prazo para pagamento da fiança milionária.

Perfil - Vindo do Paraná, o juiz tem graduação em Direito e Ciências Contábeis e é especialista em Direito Público. Ele foi procurador federal da AGU (Advocacia-Geral da União) e assessor jurídico no Tribunal de Justiça do Paraná.

Fábio participou de concurso para juiz federal substituto em 2014. Na ocasião, recorreu à Justiça para participar de etapa da prova pois, no modelo de contagem adotado, faltavam 11 dias para completar três anos de prática jurídica.

Prevaleceu a tese de que a comprovação de 3 anos de atividade jurídica devem estar completos até a data da inscrição definitiva e não do requerimento de inscrição. Em 25 de fevereiro de 2016, ele foi nomeado para o cargo de juiz federal. Ele atuou em cidades como Dourados e Corumbá.