Criança está com quadro de infecção

Após erro de técnica, bebê tem 12 ml de líquido retirados do coração

Após técnica da Santa Casa de Campo Grande ter aplicado acidentalmente leite no lugar de medicamentos em um bebê de 2 meses, a criança desenvolveu quadro de infecção e, segundo a família, nesta quinta-feira (16), passou por tamponamento pericárdico, procedimento médico que retirou cerca de 12 ml de leite do coração da criança. No entanto, a informação da retirada do leite é contestada pelo hospital.

Thays Violin, advogada da mãe do recém-nascido, afirma que nesta quinta-feira o bebê passou mal e precisou passar por procedimento médico que retirou 12 ml de leite do coração. Já a Santa Casa, afirma que na verdade, foram retirados 12 ml de soro do pericárdio, membrana que envolve o coração. Segundo o hospital, o vazamento de soro se deu em decorrência da pequena espessura das veias do menino.

De acordo com a advogada, após o erro, a vítima desenvolveu quadro de meningite, possivelmente bacteriana em decorrência da presença do leite no organismo. O hospital atesta o quadro infeccioso, mas não confirma tratar-se de meningite. Conforme informou a assessoria de comunicação da unidade, bateria de exames está sendo feita para encontrar o diagnóstico e a criança faz tratamento a base de antibióticos.

A advogada da família lembra que o recém-nascido, prematuro de 27 semanas, estava internado no hospital há 63 dias, já no berçário. Em decorrência do erro, que aconteceu na noite do último dia 8, o pequeno teve de voltar para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

“Ele chegou com 770 gramas e já estava com 1,400 kg, muito perto de receber alta, mas teve de voltar pra UTI por conta do que aconteceu”, explica.

Violim disse que acompanha sindicância instaurada pela Santa Casa e já solicitou ao hospital documentos que comprovem a formação da profissional responsável pelo acidente e o quadro de horários da técnica, para saber se havia sobrecarga de plantões. Ação de reparação de danos também será protocolada na Justiça contra a Santa Casa.