Após duas horas de protesto, BR-163 é liberada por funcionários de usina
Bloqueio da BR-163 nesta sexta-feira em Naviraí; funcionários de usina cobram salários atrasados. / Foto: Umberto Zum/Tá Na Mídia Naviraí

Após duas horas de protesto, trabalhadores da Usina Infinity liberaram por volta de 10h30 desta sexta-feira (17) a BR-163, no município de Naviraí, a 366 km de Campo Grande. O bloqueio ocorreu em frente à indústria e provocou congestionamento de cinco quilômetros em cada sentido da rodovia. O trecho bloqueado é o único acesso entre Mato Grosso do Sul e o Paraná para quem segue pelas BRs 163 e 487.

Os trabalhadores da usina cobram pagamento de salários atrasados há dois meses, férias vencidas, recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e os acertos trabalhistas de funcionários demitidos pela empresa.

Um grupo de trabalhadores está acampado desde ontem em frente ao principal portão de acesso à usina de álcool e açúcar, impedindo a entrada e saída de caminhões e demais fornecedores e de funcionários da linha de produção.

Altair Custódio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Açúcar e Álcool de Naviraí, informou ao site que está liberada apenas a entrada dos funcionários dos setores administrativos (Recursos Humanos e financeiro), para dar agilidade às rescisões.

Os trabalhadores afirmam que se não forem atendidos pelos administradores da usina, novo protesto será feito na próxima semana. “Estamos com nossas contas nos comércios todas atrasadas, muitos já não têm quase o que comer em casa. Trabalhamos para essa empresa e só queremos receber o que é nosso de direito” afirmou um dos trabalhadores.