Ele já concorreu ao cargo em 2018, e em 2020 foi candidato a prefeito de Campo Grande.

Após duas derrotas seguidas nas eleições, Harfouche concorrerá ao Senado
Procurador Sergio Harfouche deve disputar úncia vaga do Senado. / Foto: André de Abreu

O procurador de Justiça de Campo Grande, Sergio Harfouche pediu a desincompatibilização da função para disputar a única vaga para o Senado, nas eleições deste ano. 

Ele que já teve duas derrotas nas últimas eleições, concorreu ao cargo de senador em 2018 pelo PSC e pleiteou o cargo de prefeito de Campo Grande em 2020, quando sofreu indeferimento da candidatura pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) e disputou sub-judice pelo Avante. Na ocasião, o Tribunal entendeu que ele deveria se afastar em definitivo do cargo no MPE para concorrer as eleições e anulou os mais de 40 mil votos recebidos por ele. 

Harfouche teve a licença do cargo publicada no Diário Oficial do Ministério Público de MS,  no dia 1º de abril, com aval do procurador-geral de Justiça, Alexandre Magno. 

Ele deve disputar o cargo pelo Avante, já que novamente recebeu convite do presidente estadual, Lucio Soares, para encarar a empreitada. 

Bolsonarista de carteirinha, Harfouche movimenta a ala conservadora e deve estar torcendo para que dessa vez, sua futura candidatura não seja impugnada pela legislação eleitoral.

Vale lembrar que em 2018, ele também teve a candidatura questionada pelo mesmo motivo: de apenas se licenciar do cargo e não se afastar em definitivo, mas naquele ano, o Tribunal negou o indeferimento e afirmou que pelo fato de Harfouche ter sido derrotado na eleição, não haveria resultado útil para a impugnação.