Suspeito seria um adolescente de São Paulo.

Após caso de Aquidauana, polícia identifica perfil do Homem Pateta

Adolescente morador em São Paulo foi identificado como responsável por um dos perfis chamados de “Homem Pateta”, que oferecia risco a crianças propondo desafios de suicídio e automutilação. No último dia 10, a Polícia Civil  cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dele, oportunidade em que o celular dele foi apreendido e encaminhado para perícia. O garoto disse que tudo se tratava apenas de uma brincadeira.

Pais moradores em vários estados denunciaram o caso às autoridades. Em Aquidauana,  uma menina de 11 anos foi alvo. A mãe, servidora pública estadual, contou ao O Pantaneiro no final de junho, que a filha recebeu a mensagem enquanto toda a família estava junto na residência, no Bairro Alto.

 "Foi uma péssima surpresa, mas a nossa sorte é que já tínhamos alertado nossa filha sobre esse caso após assistirmos uma reportagem. Assim que ela recebeu a mensagem, lembrou do que havíamos conversado e nos mostrou rapidamente. Ficamos muito assustados e eu já bloqueei o perfil e fizemos as denúncias", disse ela na ocasião.

Apesar da ação em São Paulo, não é descartada existência de perfis idênticos em outros países, inclusive, o que mandou a mensagem para a vítima de Aquidauana fala em espanhol. Desafios anteriores como o da "Baleia Azul", "Boneca Momo" entre outros também foram considerados ameaças nas redes sociais através de perfis criminosos que abordam crianças com o objetivo de ganhar a confiança delas e depois induzí-las à morte.

O caso pode ser enquadrado em crime de ameaça, pertubação da tranquilidade e até instigação, auxílio e consumação de suicídio, com penas que podem chegar até 20 anos de reclusão, dependendo do teor das mensagens.