Aplicativo oferece jogo de perguntas com conteúdo do Ensino Médio
/ Foto: Reprodução/AppStore

Depois de ser lançado como uma ferramenta didática para aprender inglês e espanhol com jogos, o Questions to Learn (Q2L) apresenta seu novo conteúdo voltado para o Ensino Médio. O aplicativo é o primeiro do mercado a disponibilizar conteúdo de dez disciplinas – Gramática, Literatura, Matemática, Biologia, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Física e Química – para ser acessado na web ou em dispositivos móveis.

O Q2L apresenta o conteúdo em formato de perguntas, com conceito de gamification. Com o intuito de dar maior usabilidade ao seu design, a plataforma agora está dividida em três módulos. No primeiro, chamado de modo jogo, os alunos podem acessar as versões Ensino Médio, Inglês e Espanhol, que apresentam diversas fases. No segundo, o modo aprendizado, é possível acessar a função de um “professor digital”, que permite que os usuários programem e definam seus horários de estudos e o peso das matérias. Nesta fase, a cada etapa avançada, o estudante pode conferir os “amigos da coruja” no seu avatar.

O terceiro é o modo professor, criado para que professores possam criar atividades de quiz/questionários/provas para os alunos em horários determinados e ter automaticamente as estatísticas dos estudantes. O principal objetivo é oferecer aos profissionais uma análise dos pontos fortes e fracos dos alunos por matéria, apontando em quais eles têm mais dificuldades e devem ser reforçados ao longo das aulas.

Atualmente o jogo contém cerca de 30 mil questões, sendo mais de 3 mil por matéria. Todas as questões do módulo Ensino Médio foram elaboradas por estudantes de cinco escolas, que participaram do concurso Prêmio Inovação de Tecnologia em Educação, realizado no fim de 2014. Além das questões, foram acrescentados todos os conteúdos das matérias do Ensino Médio nas categorias Resumo, Texto Completo, Vídeos e Links Adicionais, possibilitando que cada aluno encontre a sua melhor maneira de aprender.

“Queremos que um aluno de qualquer local do Brasil tenha acesso a todo o conteúdo do Ensino Médio somente com um tablet ou celular de uma forma divertida e que a ferramenta o ajude a evoluir constantemente” diz Marcos Abellón, diretor da empresa W5 Solutions, desenvolvedora do Q2L.
Ação social

Com o intuito de estimular todas as escolas nacionais a adotarem a tecnologia no aprendizado, a desenvolvedora do app criou uma ação social. Cada escola particular que adquirir a licença de uso e manutenção do módulo Ensino Médio do Q2L estará "doando" a um colégio público o mesmo programa, inteiramente grátis.