Desde o dia 24 de dezembro, nove homens suspeitos de cometerem crimes foram mortos em confronto com a Polícia Militar. Ao comentar na manhã desta quinta-feira (28) mais um caso, o subcomandante do Batalhão de Choque, major Marcus Pollet, disse que o objetivo da polícia é a preservação da vida.

Ontem (28), Yan Alisson Lima Vargas, 21 anos, suspeito de roubar um mototaxista de 47 anos, morreu em confronto com equipe do Batalhão de Choque em uma mata no Jardim Veraneio, atrás do Comando da Polícia Militar. Ele foi socorrido pelos próprios policiais e levado à Santa Casa, onde morreu. Yan tinha várias passagens pela polícia. 

Questionado sobre o socorro sempre ser realizado pelos militares, Marcus explica que os policiais seguem a orientação do Comando. “O objetivo é preservar a vida. Se fosse aguardar o Corpo de Bombeiros ou o Samu, iam demorar no mínimo dez minutos, por isso, o socorro é feito de imediato pela equipe, que está na ocorrência. Os baleados são colocados nas viaturas e levados à unidade de saúde.

O major ainda diz que a unidade é responsável por patrulhar áreas de alto risco. Ontem, por exemplo, a ocorrência foi atendida pelo Tático do 9º Batalhão e posteriormente a equipe do Choque foi acionada para dar apoio. “Nos temos treinamento que vai desde a conduta de deslocamento até técnicas de abordagem”, explica.

Segundo ele, todos os casos de morte envolvendo a polícia é investigando pela Polícia Civil e também pela Militar. No dia 14 deste mês, dois homens de 21 e 25 anos, morreram no Nova Lima, também em confronto com policiais. Eles teriam assaltado uma tabacaria no bairro.