É preciso atenção caso tosse esteja acompanhada de outros sintomas.

Apenas tosse é sintoma de coronavírus? Saiba quando se preocupar e procurar ajuda

Os sintomas do coronavírus são variados e incluem tosse, febre, cansaço e dores no corpo, principalmente. Mas, afinal, quando é preciso se preocupar? Apenas uma tosse pode ser sintoma de coronavírus? Os sintomas iniciais do Covid-19 são muito semelhantes aos de outras infecções virais respiratórias, como gripes e resfriados, por isso é preciso atenção.

Além da febre, do cansaço e da tosse seca, o coronavírus ainda inclui sintomas como coriza, congestão nasal, dor de garganta e diarreia. Parte dos pacientes ainda sente dificuldades para respirar, fadiga, náusea e nariz entupido.

A tosse sozinha não é sinal de coronavírus. Para ser considerado suspeito, o paciente precisa ter outros sintomas. Um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicou a tosse seca é o segundo sintoma mais frequente em casos de coronavírus, em 68% dos pacientes, ficando atrás apenas da febre. A tosse com catarro foi menos frequente, registrada em apenas 33% dos pacientes.

Os sintomas mais comuns entre os campo-grandenses infectados pelo vírus são tosse, febre e dor de garganta. As informações foram divulgadas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Em sequência, os infectados por coronavírus apresentaram algum desconforto pulmonar e dispnéia, que é uma falta de ar. 

Com febre, tosse ou qualquer sintoma possível de coronavírus, a recomendação das autoridades de saúde é que as pessoas permaneçam em casa. A recomendação é de procurar um serviço de saúde apenas com sintomas mais graves, como a falta de ar.

Confira a recomendação da Sesau

Quem apresentar coriza deve ficar em casa e não precisa procurar atendimento médico.

Quem apresentar coriza e febre deve ficar em alerta, mas ainda não precisa procurar atendimento.

Quem apresentar coriza, febre e tosse deve procurar atendimento em um posto de saúde – onde o caso será avaliado e, a depender dos fatores (como contato com alguém comprovadamente com Covid-19), poderá ser feito teste.

Já quem apresentar coriza, febre, tosse e falta de ar – os sintomas clássicos do Covid-19 – deve ir ao serviço de urgência, que ocorre nas UPA (Unidades de Pronto Atendimento), CRS (Centros Regionais de Saúde), onde o caso também passará por avaliação.

População também pode agendar exame no drive-thru. É preciso agendar com antecedência pelo Disk Covid (67 3311-6262). Por telefone, o paciente será entrevistado e relatará à equipe de saúde os sintomas. Somente caso ele apresente sintomas gripais – tais como febre, coriza e dor de garganta é que a consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, entre a rua 14 de Julho com a 7 de setembro, é agendada.