Apagão deixa moradores sem energia por 6 horas
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A população de Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu ficou sem energia elétrica desde às 11h até às 17h deste sábado (28). Segundo informações do Nova News, a causa do problema seria o seccionamento na transmissão, ocasionado pelo rompimento de cabos.

Segundo profissionais que trabalham da área, os cabos que se romperam estão localizados entre a Usina Hidrelétrica Engenheiro SérgioMotta, na região de Primavera, em Rosana (SP), e o Vale do Ivinhema. Várias equipes teriam sido mobilizadas para localizar e solucionar o problema.

O apagão provocou transtornos à população e também a praticamente todos os setores do comércio, que dependem da energia elétrica para trabalhar. Estabelecimentos comerciais, como supermercados, tiveram que fechar suas portas e deixar de atender seus clientes, uma vez que as mercadorias não podiam ser passadas pelo caixa.

Segundo o proprietário de uma sorveteria localizada em Batayporã, além do estabelecimento permanecer fechado durante 06h, alguns produtos chegaram a se perder, uma vez que, para o seu ramo de atuação, a eletricidade, que mantém os produtos na temperatura correta, é essencial.

Supostamente a falta de energia teria também teria afetado a sinal de telefonia celular na região e ainda prejudicado o abastecimento de água em residências localizadas nas áreas mais altas das cidades atingidas, uma vez que a bombas também são movidas a eletricidade.

Postos de combustíveis que não possuem geradores para movimentar as bombas também foram prejudicados. Hospitais localizados na região afetada tiveram que recorrer aos seus geradores para manter as áreas principais em funcionamento, sem comprometer o atendimento aos pacientes internados.

Com a falta de energia elétrica, o Quartel do Corpo de Bombeiros de Nova Andradina, que possui sistema telefônico informatizado, ficou com o número de emergência 193 indisponível por alguns minutos, mas os militares alteraram o sistema para que a linha logo voltasse a ficar à disposição da população. 

Por volta das 18h, em contato com a central de atendimento da Enersul/Energisa, o Nova News recebeu a confirmação de que a falta de luz realmente ocorreu devido a um rompimento na linha de transmissão, porém não obteve detalhes sobre o que teria provocado o problema. O representante da empresa disse que 80% da área afetada já estava com fornecimento normalizado.