Torneio foi realizado em Minas Gerais, neste fim de semana

Aos 7 anos, atleta de MS se consagra bicampeão escolar brasileiro de xadrez
Torneio foi realizado em Minas Gerais, neste fim de semana / Foto: Vítor Gabriel conquistou título de campeão pelo segundo ano consecutivo (Foto: Arquivo Pessoal)

O atleta sul-mato-grossense Vitor Gabriel, de apenas sete anos, se consagrou bi-campeão do Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, na cidade de Caxambu, em Minas Gerais. Ao todo, o torneio contou com 590 participantes de 17 estados do país. 

Mato Grosso do Sul participou com uma delegação de 15 atletas, sendo 12 de Três Lagoas e três de Campo Grande. Os atletas sul-mato-grossenses retornaram para casa com três medalhas e dois troféus.

Vitor é atual vice-campeão panamericano, e conquistou o pódio no campeonato escolar pelo segundo ano consecutivo. O atleta possui sete títulos nacionais e seis títulos estaduais, somando 45 vitórias e apenas uma derrota. Agora, o atleta se prepara para disputar o torneio mundial, em 2026, com apoio da Federação Estadual de Xadrez. 

“Gostei muito do torneio, foi mais difícil que no ano anterior, mas consegui ser campeão pela segunda vez e invicto novamente. Levar a bandeira do estado para o pódio me deixa muito feliz”, diz o atleta Vitor Gabriel.

MS no pódio 
Além de Vítor, outros atletas do estado conquistaram um lugar no pódio. Rafaela Mattoso conquistou seu primeiro troféu no Brasileiro, ficando em terceiro lugar. No ano anterior, a atleta ficou na quarta posição. “No Fenac, eu fiquei na quarta posição e conquistei uma medalha, mas dessa vez fiquei ainda mais feliz, pois conquistei um troféu com o terceiro lugar no campeonato brasileiro”, celebrou. 

A atleta Mariana Felix, que já se consagrou vice-campeã no torneio em duas competições, este ano levou uma medalha pela quarta colocação. “Ano passado, fiquei na oitava colocação, esse ano ter alcançado o quarto lugar entre 25 meninas, me deixou feliz por ter ficado tão perto do troféu”.

De Três Lagoas, os atletas Estevão Janzen conquistou a sexta colocação, e Arthur Neres ficou com o sétimo lugar. Entre as 310 instituições participantes, Mato Grosso do Sul emplacou duas escolas no top 20 do Brasil, sendo elas: a escola municipal Major Yjuca Pirama, na 12ª posição e a Escola Estadual João Magiano Pinto, de Três Lagoas, com a 20° colocação.