Atleta do Judô Clube Rocha enfrentou russo que depois conquistou medalha de bronze na competição, que está sendo realizada na Bulgária

Aos 15 anos, judoca de Campo Grande fica com bronze no mundial e vira promessa nacional
Atleta do Judô Clube Rocha enfrentou russo que depois conquistou medalha de bronze na competição, que está sendo realizada na Bulgária / Foto: Dodero já conquistou medalhas em torneios europeus (Foto: Arquivo pessoal)

O jovem sul-mato-grossense André Dodero [https://www.instagram.com/andrelucasg.dodero/], de 15 anos, deixou sua marca no cenário internacional do judô. Convocado para a seleção brasileira cadete, ele participou do Campeonato Mundial de Judô Cadete, realizado em Sofia, na Bulgária, entre os dias 27 e 31 de agosto.

Ele foi eliminado em sua luta de estreia, contra o russo Aleksei Toptygin que, por sua vez, terminou a competição com a medalha de bronze. Mesmo com a eliminação, Dodero demonstrou seu potencial e se firma como uma das grandes promessas da modalidade no país.

A convocação para a seleção brasileira e a participação em um campeonato mundial já colocam o nome de André Dodero entre os principais atletas de sua categoria.

Brasileiro conquista prata
Mais cedo, o brasileiro Arthur Bonato conquistou o vice-campeonato no Mundial cadete de judô até 50 quilos nesta quarta-feira (27), em Sófia, na Bulgária. Com apenas 14 anos, ele subiu para a categoria da idade ainda em 2025 e, portanto, vive apenas a primeira temporada como cadete.

Arthur Bonato venceu quatro lutas antes de chegar na final do Mundial. Primeiro passou pelo georgiano Saba Bolkvadze. Nas oitavas de final, ele derrotou o argelino Ala Eddine Sahraqui por ippon.

Nas quartas de final, a vitória foi também por ippon, contra Abdulwahab Alshammari, do Kuwait. Na semifinal, dois wara-aris sobre o búlgaro Tsvetelin Martinov.