Secretaria de Estado de Saúde de MS tem expectativas de conseguir 150 mil doses da vacina da Johnson & Johnson, mas não vai desistir da compra.

Anvisa autoriza Sputnik V, mas MS fica de fora e aguarda doses da Janssen
MS não foi autorizado pela Anvisa a adquirir a vacina russa; / Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Mato Grosso do Sul ficou de fora e não foi autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a compra e importação da vacina contra a covid-19 Sputnik V. Agora, o Estado aguarda aval do ministério da Saúde para conseguir a reserva de 5% das vacinas da Janssen, o que totaliza 150 mil doses extras fora as já confirmadas que somam o quantitativo de 38.400.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, disse ao TopMídiaNews que o Mato Grosso do Sul vai continuar tentando a compra das doses através do Consórcio Brasil Central, mas que as novas condicionantes da aquisição não são boas. Uma delas é que o Estado pode comprar apenas 1% do total da população e isso em Mato Grosso do Sul significa o quantitativo de apenas 20 mil doses.

A autorização da importação da Sputnik V por outros estados foi divulgada hoje (16), e a Anvisa autorizou pelo Circuito Deliberativo nº 539/2021. Com isso, os estados de Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás. 

O secretário reafirma que aguarda doses dos imunizantes da Johnson & Johnson para continuar a imunização. “Estamos aguardando vacinas. O ministério anunciou que ia ter uma definição sobre a vacina da Janssen. Estamos esperando que seja entregue essa semana e se teremos aquela reserva técnica de 5% para acrescer o quantitativo de 38.400, então a gente vai receber esses 150 mil doses".

A prerrogativa do governo do estado é conseguir doses via Ministério da Saúde seguindo o PNI (Programa Nacional de Imunização).