Anel revolucionário permite escrever mensagens no ar; entenda
Anel detecta movimentos e permite que usuário escreva mensagens no ar. / Foto: Divulgação

Seguindo a onda de dispositivos wearables, a Fujitsu anunciou que está desenvolvendo um anel capaz de escrever mensagens no ar. O acessório ainda está é um protótipo e foi pensado para ser usado em conjunto com Head Mounted Displays, como o Oculus Rift. A novidade pode possibilitar mandar mensagens com muito mais agilidade e praticidade.

O anel da Fujitsu pesa menos de 10 gramas e é equipado com diversos sensores, como acelerômetros e giroscópios, capazes de identificar os gestos do usuário e convertê-los em caracteres. O dispositivo também tem um software próprio, capaz de identificar e descartas partes dos gestos que representam os dedos se movendo para a posição correta da escrita – como se fosse uma caneta erguida – e interpretar somente o resto do movimento.

A ideia da empresa é criar uma forma de dispensar teclados e outros periféricos ao usar um HMD. Alguns usos propostos seriam escolher um ponto em uma foto para fazer anotações e escrever respostas rápidas para mensagens recebidas. Ele também pode enviar comandos para o display, facilitando o uso, e ler tags NFC com um leitor embutido.

O acessório pode representar uma nova fase no mercado de mensagens instantâneas. Segundo a Fujitsu, o anel é capaz de reconhecer gestos de pessoas sem treinamento com 95% de precisão, mas a empresa não deu informações mais detalhadas sobre quão bem ele funciona.

Como o acessório ainda está em fase de protótipo, não existe um preço definido para o produto final, mas segundo a Fujitsu ele deve chegar ao mercado ainda em 2015.