Aneel confirma reajuste de 5% a 7% para consumidores da Energisa MS

A presidente do Conselho de Consumidores da Energisa MS (Concen), Rosimeire Cecília da Costa, esteve ontem (20) em Brasília (DF) para reunião na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Na ocasião, foi recebida por assessores dos diretores  José Jurhosa Júnior  e Romeu Donizete Rufino. Durante a reunião, Rosimeire apresentou as considerações do Conselho quanto à necessidade de redistribuir a cota da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e também levou os estudos apresentados ao governo estadual para redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre a bandeira vermelha, de 17% para 12%.

No retorno para Campo Grande, Rosimeire foi contatada pela assessoria do relator do processo de reajuste tarifário, o diretor André Pepitone da Nóbrega, que informou a previsão de índice de reajuste para os consumidores da Energisa MS. “O processo ainda está aguardando o fechamento do IGPM e cálculo de impacto do dólar, uma vez que compramos energia de Itaipu, mas a Aneel informou que não há anormalidades e o índice deve fechar entre 5% e 7%”, diz Rosimeire.

Esta semana a Energisa MS emitiu nota informando a previsão de fechar o índice em 6%: "O presidente da Energisa Mato Grosso do Sul, Marcelo Silveira da Rocha, declara que não haverá um aumento de mais 35% no reajuste anual que ocorre em 8 de abril. A previsão é na ordem de 6%, podendo variar para mais ou para menos. Este valor é calculado e determinado pela Aneel, órgão regulador do setor elétrico".