Aeronaves funcionavam sem os documentos necessários para o tipo de operação.

Anac interdita 6 aeronaves irregulares alvos de fiscalização em MS
Anac interditou seis aeronaves que estavam operando em Mato Grosso do Sul. / Foto: Anac/Divulgação

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) interditou seis aeronaves por realizarem o serviço de táxi-aéreo irregular no Estado e suspendeu a habilitação de um piloto em Campo Grande após operação da Deco (Delegacia de Combate ao Crime Organizado) no início do mês.

Conforme as investigações, as aeronaves funcionavam sem os documentos necessários para o tipo de operação. A Deco também constatou uma série de operações irregulares por empresas de turismo no Estado. Duas empresas de turismo também são investigadas pela Polícia Civil.

Ao todo foram sete aeronaves interditadas. O último caso envolve a operação de uma empresa de táxi-aéreo clandestino que opera no Ceará.

A ação faz parte da Operação Ícaro, que tem o objetivo constante de reduzir o número de acidentes na região, verificar as condições de aeronavegabilidade e segurança de voo das aeronaves civis, e recuperar produtos de furto com identificação de autores e receptadores.

As investigações continuam e poderão ser aplicadas sanções como multas, cassação da habilitação do piloto envolvido e, ainda, denúncia criminal dos envolvidos.