Quatro amigas de Campo Grande ganharam juntas a disputa contra a balança. Elas criaram em redes sociais o grupo Saboneteiras R.A, em alusão à reedecução alimentar, e emagrecerem o total de 92 quilos em menos de um ano.

A Saboneteiras R.A. conta com aproximadamente 2,5 mil seguidores. No grupo, elas compartilham receitas de sucos e refeições, trocam experiências sobre exercícios físicos e de rotina de reeducação alimentar. Isso tudo para incentivar quem tenta emagrecer. A proposta tem dado certo e quem alcança os objetivos ganha certificado.

Para o emagrecimento, na proposta do grupo, é preciso passar por quatro fases: decisão e comprometimento, organização, ponto de apoio e equílibrio e, por fim, ser feliz.

Deu certo
A enfermeira Cristiane Schossler é uma das 'saboneteiras' que já emagreceu. Ela integra o projeto desde 2014 e já está com 22 quilos a menos. Ela decidiu 'fechar a boca' após comprar uma calça número 48 e agora já entra na 42.

E para a mudança no manequim de Cristiane acontecer ela precisou mudar o que comia. Agora, na casa dela, frutas e verduras não faltam.

Outra integrante do grupo, Iara emagreceu 38 quilos. As amigas de Iara de de Cristiane também estão mais leves: Leilane já perdeu 24 quilos e Deolinda oito.

O fisiologista Rodrigo Mansano alerta que o ideal é não se preocupar com a quantidade de exercício fisício, mas sim com a qualidade.

Estatística
As amigas 'saboneteiras' estão na contramão de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que a cada 10 sul-mato-grossenses, 6 estão acima do peso. O mesmo trabalho revela que 24% da população é considerada obesa.