Alunos da UFMS temem aumento de 10 minutos em carga horária de aulas

A mudança na carga horária de aulas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está preocupando alunos da instituição. O tempo de aula passou de 50 para 60 minutos e isso gerou agitação entre os alunos que já estão se formando e precisarão estudar mais para atingir o mínimo previsto para a aprovação e ter o diploma em mãos.

Segundo a estudante do terceiro ano de nutrição Ana Rita, com a ampliação das aulas, ela tem estudado mais para evitar problemas. “Logo que fiquei sabendo, eu fiz cursos extras”, explica Rita.

Alguns alunos não fizeram o mesmo e precisarão se adaptar a mudança agora no início do ano letivo de 2015. O acréscimo de tempo foi retroativo, ou seja, o estudante que está no quarto ano, por exemplo, terá que fazer aulas extras, já que os anos já estudados tem uma defasagem de 10 minutos por aula.

Para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a confusão se deu pela falta de um debate mais amplo sobre o assunto. O coordenador do DCE, Henrique Nascimento, disse que “faltou conversa, faltou todos participarem das discussões”.

Já a pró-reitora de Ensino de Graduação, Yvelise Maria Possiede, relata que a mudança foi aprovada em 2013 e colocada em prática em alguns cursos no ano de 2014 e, neste ano, a medida vale para todos.

Conforme o presidente do sindicato dos professores, José Carlos da Silva, na prática, a ampliação de tempo não vai funcionar. Ele explica que “os alunos vão ter aulas de 50 minutos, que a noite é mais complicado porque tem a questão do transporte”.

Em nota, a assessoria de imprensa do Ministério da Educação afirmou que a alteração na contagem da carga horária do ensino superior é de total autonomia das universidades. A assessoria explicou que, conforme o artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a única determinação é o cumprimento dos dias letivos.