Pesquisa teve como tema a evolução dos HQs em nível de Brasil e Mundo.

Alunos da Escola SESI de Maracaju desenvolvem trabalho sobre “Histórias em Quadrinho” de forma bilíngue nas aulas de Inglês
Alunos do 3° Ano do E. M. da escola SESI de Maracaju. / Foto: Web/MaracajuSpeed

Os alunos do 3° Ano do E. M. da escola SESI de Maracaju apresentaram o trabalho de "Língua Inglesa sobre HQs".

No referido trabalho o professor Onorio, em sala de aula, sugeriu aos alunos a escolherem temas que envolvessem questões sócio culturais no mundo atual. Em seguida os alunos pesquisaram sobre a história, o surgimento e evolução das HQs.

Pesquisaram ainda, sobre os principais autores brasileiros e norte-americanos e suas obras, a seguir fizeram um levantamento (em forma de gráfico) das profissões e cursos que podem trabalhar HQs – Exemplo: Cartunistas em jornais, produções de desenhos infantis e seus respectivos salários (tendo em vista que os alunos estão a um passo do mercado de trabalho e faculdade). Por fim, pesquisaram se há algum cartunista no estado de MS e em Maracaju que tem trabalhos divulgados. Sendo que estes levantamentos foram expostos sob forma de artigos científicos.

Para a produção das Histórias em Quadrinhos os alunos escolheram alguns temas sócio culturais da atualidade, montaram as falas em inglês e puseram legendas em inglês e em português, para que ficassem compreensíveis ao público.

Depoimentos dos alunos:

“O trabalho proporcionou uma melhor oratória em uma das línguas mais faladas do mundo ‘O Inglês’. Da disponibilidade e na capacidade que cada um teve ao pronunciar o inglês, a questão da nota parcial nem requer tanto valor para mim, mas sim o aperfeiçoamento para falar o inglês, pios é uma Língua estrangeira que gosto muito” (Ederson Martins de Oliveira Boaventura, 3° Ano E. M.)

“Esse trabalho foi um projeto muito bem elaborado pelo professor Onório, pois com as histórias em quadrinhos nós podemos compreender a língua inglesa de uma maneira diferente, fazendo assim com o que possamos aprender a norma culta e coloquial do inglês, com um pouco de humor. Além disso, tratamos de assuntos importantíssimos para a nossa sociedade através da prática e do humor inspirado nas HQs. Tratamos de assunto como: igualdade social, racismo nos dias atuais, a importância da preservação do meio ambiente e também a importância da economia de água para a nossa nação.  Contudo, podemos concluir que foi uma experiência muito boa tanto para o nosso aprendizado, quanto para a conscientização de assuntos de extrema importância para nós. ” (Filipe Muller da Mota, 3° Ano E. M.)

Saudação do Professor:

“Obrigado especial a cada um dos alunos pelo empenho e dedicação, mesmo já tendo mais de dez anos de magistério, me alegro muito em ainda ser surpreendido com tamanha capacidade e inenarrável comprometimento ao desenvolver os trabalhos propostos. Trabalhos como estes realizados pelo “Terceirão” da Escola SESI de Maracaju me inspiram a buscar a cada dia mais inovar, pois sei que o potencial dessa ‘garotada’ em desenvolver desafios, lançados por nós professores, é infinito”. (Teacher Onorio)

Trabalhos

https://youtu.be/_6eeT0HJAmY

https://youtu.be/ypFcYX2TSTA

https://youtu.be/6lysQoKsaHA

https://youtu.be/_wsXMWDE1Ws

https://youtu.be/-M3Wt3-lNZY

https://youtu.be/gep-WEO_ceI

Alunos da Escola SESI de Maracaju desenvolvem trabalho sobre “Histórias em Quadrinho” de forma bilíngue nas aulas de Inglês
Alunos da Escola SESI de Maracaju desenvolvem trabalho sobre “Histórias em Quadrinho” de forma bilíngue nas aulas de Inglês
Alunos da Escola SESI de Maracaju desenvolvem trabalho sobre “Histórias em Quadrinho” de forma bilíngue nas aulas de Inglês