“Essa sala sempre é muita participativa e todos os experimentos que são propostos aos alunos, os mesmos realizam com êxito e dedicação”, disse a professora Patrícia Gonçalves de Freitas Cervi.

Alunos da Escola do Sesi de Maracaju fazem experimentos sobre densidade de materiais
/ Foto: Assessoria de Imprensa

Como parte das atividades e aulas remotas adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Maracaju utilizaram materiais que possuem em casa e de fácil acesso para testarem diferentes densidades provocadas pela quantidade de açúcar.

O conteúdo foi explicado na aula de Oficinas Tecnológicas via plataforma TEAMS, da Microsoft, e os alunos tiveram a semana decorrente para realizarem seus experimentos simples, sendo que todos tiraram fotos e gravaram vídeos com suas explicações. A aula teve como objetivo instigar os alunos, fazendo com que eles desenvolvessem habilidades para aprimorar e aplicar seus conhecimentos em relação ao conteúdo de densidades.

A ideia era tirar eles da frente do computador por um tempo para que em suas casas, aproveitando os ambientes pudessem realizar seus experimentos. Eles utilizaram gelatina de vários sabores e com concentrações diferentes de açúcar para representar as cores do arco-íris. Após a explicação os alunos escolheram os sabores da gelatina e prepararam em um copo, colocando quantidades diferentes de açúcar em cada uma delas.

Quanto mais sabores escolhessem, mais cores teria representação do experimento. A aula teve grande participação e empenho dos alunos, visto que a maioria conseguiu terminar e executar o que lhes foi proposto. “Essa sala sempre é muita participativa e todos os experimentos que são propostos aos alunos, os mesmos realizam com êxito e dedicação”, disse a professora Patrícia Gonçalves de Freitas Cervi.

Na avaliação dos alunos, o experimento foi válido e ajudou a quebrar a rotina das aulas online. “O experimento de um arco-íris foi muito divertido e produtivo, pois ao mesmo tempo que nós nos distraímos, estamos aprendendo e comprovando vários estudos da física, achei uma ótima experiência para que possamos entender o porquê de alguns líquidos não se misturarem”, disse a aluna Isabela Saravi.

“A experiência do arco-íris foi bastante interessante apesar de ser um pouco complicada, ela é divertida e fascinante, nos faz perguntar o porquê de as cores ficarem separadas. Um experimento interessante, gostei muito”, completou a aluna Melissa Braga Schwinn.

Alunos da Escola do Sesi de Maracaju fazem experimentos sobre densidade de materiais