O pronunciamento foi feito durante reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra (Suíça). Segundo Zeid, o conflito sírio, que completou seis anos este mês, se transformou numa verdadeira “câmara de torturas”.

Alto comissário da ONU afirma que Síria tornou-se uma "câmara de torturas”
Cerca de 13,5 milhões de pessoas na Síria precisam de ajuda humanitária, diz a ONU / Foto: Acnur/Qusai Alazroni

A “Síria é a pior catástrofe causada pelo ser humano desde a segunda guerra mundial” e virou “um lugar de horror selvagem e de injustiça absoluta”, afirmou nesta terça-feira (14) o alto comissário de Direitos Humanos das Nações Unidas, Zeid Al Hussein. As informações são da ONU News.

O pronunciamento foi feito durante reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra (Suíça). Segundo Zeid, o conflito sírio, que completou seis anos este mês, se transformou numa verdadeira “câmara de torturas”. Ele disse que os “apelos desesperados feitos pela população de Alepo no ano passado tiveram pouco ou nenhum impacto sobre os líderes mundiais, cuja influência poderia ajudar a pôr um fim ao conflito”.

A guerra no país já causou centenas de milhares de mortes e o deslocamento de milhões de pessoas, principalmente sírios. Zeid lembrou que “repetidos vetos de resoluções no Conselho de Segurança têm adiado a esperança para o fim da carnificina”.

Crimes de guerra

O alto comissário da ONU afirmou que isso ocorre apesar dos sequestros e da venda de mulheres e meninas da minoria Yazidi como escravas sexuais pelos terroristas do grupo Estado Islâmico. Segundo Zeid, é muito importante garantir que os autores dos crimes cometidos no país sejam responsabilizados.

Para isso, o Escritório de Direitos Humanos tenta acelerar a implementação de um mecanismo internacional para julgar os responsáveis pelas atrocidades ocorridas na Síria, muitas das quais podem ser classificadas como “crimes de guerra”.