Foi apresentado um balanço das atividades do legislativo no primeiro semestre de 2025, antes do recesso parlamentar

Alems finaliza primeiro semestre com aprovação de 92 projetos e rejeição de outros 55
Foi apresentado um balanço das atividades do legislativo no primeiro semestre de 2025, antes do recesso parlamentar / Foto: (Wagner Guimarães, Alems)

A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) finalizou o primeiro semestre deste ano com a apresentação de 216 projetos. Entre eles, 92 foram aprovados, 55 rejeitados ou retirados de pauta. Outros 191 permanecem em tramitação na Casa de Leis. Na sessão ordinária desta quarta-feira (16), a última antes do recesso parlamentar, foi apresentado o balanço das atividades da Casa de Leis na primeira metade de 2025.  

De acordo com o presidente da Mesa Diretora, deputado estadual Gerson Claro (PP), o Legislativo cumpriu o papel de fiscalização e propor debates. “Os debates, às vezes acirrados, fazem parte da democracia a do ambiente parlamentar”, pontuou. Na última sessão antes do recesso, os deputados estaduais aprovaram seis projetos.

Foram apresentados 77 projetos de lei e outros 53 foram rejeitados. Além deles, outros 167 tramitam na Casa de Leis. 

Neste semestre, foram apresentados 23 projetos de resolução, sendo 8 aprovados e 1 rejeitado. Outros 18 continuam em tramitação. 

Além disso, foram protocolados na Casa de Leis 8 Projetos de Decreto Legislativo e 3 de Projeto de Lei Complementar. Nenhum Projeto de Emenda Constitucional foi apresentado neste semestre, mas um continua em tramitação. 

Proposições
De acordo com o balanço, foram apresentadas 1.541 indicações, 401 moções, 158 requerimentos e 108 emendas. O resultado foram 2.208 proposições no início deste ano.

Já na atividade legislativa, foram 75 sessões realizadas, 179 votações realizadas em plenário, 107 diários do legislativo publicados, 7 audiências públicas realizadas, 9 seminários/encontros, 3 visitas oficiais e 6 visitas de escolas/institucionais. 

Além disso, foram expedidos 3.336 ofícios pela primeira secretária e outros 841 pelo gabinete do presidente.