Evento encerra Semana do Soldado

Além de encantar o público, ‘Portões Abertos’ aproxima crianças do Exército
/ Foto: Foto: Raiane Carneiro

A tarde ensolarada permitiu que muitas pessoas visitassem a sede do CMO (Comando Militar do Oeste) para conhecer mais da estrutura do Exército. Helicópteros, tanques, caminhões e tendas com exposição de equipamentos encantaram crianças e adultos na tarde deste domingo (27). As atrações continuam até às 17 horas.

Segundo o Major Machado, da assessoria de comunicação do Exército, o evento encerra as comemorações da Semana do Soldado. “Nós temos aqui a Marinha do Brasil, Força Aérea, veículos da Cavalaria e do Esquadrão Pelicano. Um pouquinho de cada parte do Exército está aqui”, disse Machado.

A amostra chama atenção de muitos adultos, mas as crianças são as mais empolgadas. “A gente vê que realmente são os pequenos que lideram nossa visitação”, comentou, explicando que as crianças acabam levando os pais para conhecer mais sobre a Exército.

O evento é um programa diferente para a família. A funcionária pública Patrícia de Oliveira, de 39 anos, é uma 'veterana' porque já visitou o Comando em outras edições. Neste domingo, ela levou as filhas e o neto para conhecer os blindados expostos. “É ótimo [o evento] para distrair um pouco”, disse.

Mais que o entretenimento, algumas pessoas foram até o CMO para permitir que novas gerações tenham contato com o Exército Brasileiro. “Eu vim prestigiar o exército do nosso Estado”, disse o taxista Antônio Carlos da Silva, de 37 anos.

Ele, juntamente com a esposa, filhos pequenos e uma sobrinha, visitavam um dos helicópteros expostos. Para ele, o evento é “uma coisa diferente”, principalmente pelo encantamento dos filhos.

O contato com as atrações do evento é uma forma de incentivo também para a carreira militar. A esposa do taxista, Joycilene Marques, 31 anos, contou que o marido “quer incentivar o filho mais novo” a entrar no exército.

A mesma opinião é seguida pelo cozinheiro Paulo Marques de 33 anos, que quer conscientizar os dois filhos e ajudá-los a superar o medo de se alistar quando chegarem aos 18 anos. “Quero criar essa conscientização e para e eles verem a realidade que nós vivemos. Acho que isso ajuda a perder o medo quando tiverem que se alistar”, comentou.

Visitando o evento pela primeira vez, o cozinheiro contou que nem o calor foi o suficiente para desanimar ele e os filhos. “Eles gostaram bastante”, disse. A atração que mais chamou a atenção do filho mais velho, Paulo Júnior, 12 anos, foi a parte da Marinha. “Eu gosto mais de aeronáutica, mas cada um é cada um”, disse o pai aos risos.