Dados apontaram que houveram 167 novas confirmações de infecções e 138 pacientes estão internados.

Ainda presente, covid-19 deixa 9 famílias de luto em MS
Das 9 mortes que ocorreram nesta sexta, seis delas são de Campo Grande. / Foto: Wesley Ortiz/Ilustração

Mato Grosso do Sul segue registrando óbitos ocasionados pela covid-19, doença que insiste em permanecer a longo prazo no estado. Nesta sexta-feira (1°), no boletim epidemiológico, foram 9 vítimas fatais.

O número de casos saltou quase seis vezes mais do que o apresentado na quarta-feira. Dados apontaram que houveram 167 novas confirmações de infecções, fazendo com que a taxa de contágio aumente levemente passando a ser de 0,81.

Das 9 mortes que ocorreram nesta sexta, seis delas são de Campo Grande, enquanto Dourados, Naviraí e Paranaíba contabilizaram uma cada. A média móvel está em 5,0 no Estado, e a taxa de letalidade é de 2,6%.

Mato Grosso do Sul atualmente conta com 1.056 casos ativos da covid-19, mas apenas 138 pacientes estão internados, tendo 60 ocupando leitos clínicos e 78 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Na fila de espera para ocupar um leito, 5 pacientes aguardam a sua vez, sendo 4 na Central de Regulação de Campo Grande e uma pessoa nas dependências da Central de Regulação de Dourados.

A vacinação segue avançada em Mato Grosso do Sul com 76,53% da população geral do Estado vacinada com a 1° dose, e 58,02% com o ciclo vacinal completo.

“A vacina é o único medicamento contra a Covid. Temos dados que mais de 80% desses poucos óbitos que estão acontecendo em MS, as medidas que adotamos foram assertivas. Os poucos óbitos são de pessoas que não tomaram a vacina ou não completaram o ciclo vacinal. E alguns poucos idosos que tomaram as doses há mais de 6 meses e que é preciso reforço. Todos os municípios receberam muitas doses de vacina. É importante colocarmos onde elas devem estar, que é no braço do cidadão sul-mato-grossense”, disse Geraldo Resende.