Recepção estava vazia enquanto outras pessoas esperavam para serem atendidas.

Aguardando atendimento, paciente flagra profissionais da saúde em confraternização em USF
Recepção vazia enquanto paciente esperava por atendimento. / Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma paciente do SUS (Sistema Único de Saúde) utilizou as redes sociais para reclamar do atendimento da USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Batistão, nesta terça-feira (27), em Campo Grande. Enquanto aguardava atendimento médico, a paciente flagrou a recepção vazia.

A imagem mostra apenas a recepção vazia, o que poderia indicar que as atendentes estivessem fazendo algo no momento, mas segundo relato da mulher que aguardava ser atendida, é que a equipe estava em confraternização em uma sala próxima.

"UBS JARDIM BATISTÃO. Enquanto as pessoas aguardam, os profissionais da saúde estão em comemoração. Que bonito", escreveu ela em um grupo fechado no Facebook.

Outros pacientes, também descontentes com os atendimentos nas unidades de saúde, expressaram o descontentamento sobre o local e outros postos, e comentaram sobre as promessas de melhorias durante as eleições.

"Esses são os profissionais da saúde, tratam as pessoas com total descaso, se acham os deuses e pensam que podem tudo. Se esquecem que também ficam doentes com familiares que podem precisar de atendimento. Total absurdo", comentou uma jovem.

"Viva! Eleições batendo à porta. Que se dane o povo. É hora da mudança pessoal! Analisem muito bem, em quem votar", comentou outra pessoa.

A reportagem entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), para verificar sobre confraternização nas unidades de saúde em horário de expediente e em nota, a secretaria informou que os atendimentos na USF Jardim Batistão não foram suspensos em nenhum momento durante a manhã de terça-feira. 

"Em contato com a gerência da unidade, a informação é de que parte da equipe aproveitou que não havia movimento durante o fim da manhã, para fazer uma pequena homenagem a um profissional médico que está deixando o serviço público em razão de sua aposentadoria. Eles se reuniram no auditório da unidade por cerca de 5 minutos e só participaram os profissionais que já não estavam mais em atendimento", informou a assessoria.

A secretaria ainda destacou que no momento em que a paciente em questão esteve na unidade, a recepcionista teria ido até o consultório levar a receita de uma outra paciente para o médico. Neste instante, a reclamante teria chegado na unidade e ao não ver ninguém na recepção tirou a foto e foi embora.

"Ao que consta, ela não aguardou e nem procurou por nenhum servidor na unidade. A recepcionista teria se ausentado por no máximo 2 minutos. Cabe esclarecer que a USF Jardim Batistão é composta por 5 equipes de saúde da família e atende em média 13 mil pessoas por mês. As unidades são orientadas a evitar fazer encontros, confraternizações ou qualquer tipo de mobilização que seja alheia a rotina de funcionamento da unidade durante o expediente, mesmo que não haja prejuízos na oferta da assistência à população", finalizou a nota.