Em contrapartida, no mês passado 359 empresas foram extintas e 2.381 alteradas no Estado.

Agosto bate recorde do ano em aberturas de empresas em MS
O Comércio representa 34,2% do total de empresas abertas no mês passado. / Foto: Arquivo/Campo Grande News

Agosto bateu recorde do ano em relação a aberturas de novas empresas em Mato Grosso do Sul, apontou a Jucems (Junta Comercial do Estado). Conforme dados divulgados pelo órgão nesta terça-feira (18), foram 614 novas empresas abertas no período. Em contrapartida, no mês passado 359 empresas foram extintas e 2.381 alteradas no Estado.

Além disso, Campo Grande continua sendo a cidade do Estado que concentra 43% das novas empresas, seguida por Dourados com 10,7% e Três Lagoas com 4%. Entre os municípios menores, se destacam Ponta Porã (3,75%) e Nova Andradina (3,4%).

O número alto é reflexo da implantação do Jucems Digital, um sistema que tornará digital todos os processos da Junta Comercial, explica o diretor-presidente Augusto de Castro.

“O registro 100% digital entra em vigor em novembro, mas o prazo inicial era 1º de agosto, o que provocou uma corrida dos empresários para regularizarem seus registros e consequentemente aumentou os números”, explica Augusto, ao lembrar que a data de implantação foi adiada a pedido dos profissionais de contabilidade.

Números e serviços - O número de abertura de filiais também bateu recorde em agosto. São 209 novos negócios abertos, sendo este o melhor resultado de 2018 e da série histórica que começou em 2007. As alterações de filiais somam 157 unidades e as extinções 80.

O setor de Serviços é responsável por 382 empresas abertas em agosto, ou 62% das 614. O Comércio representa 34,2% do total enquanto que 3,5% dos novos empreendimentos estão ligados a Indústria.