Agências da ONU debatem impacto arrasador do El Niño na América Central
/ Foto: eCycle

Agências das Nações Unidas se reuniram em 30 de junho para discutir formas de melhorar a reposta de longo prazo para as questões climáticas da região da América Central. O El Niño tem tido um efeito "arrasador" no chamado "Corredor Seco" da região, onde uma das piores secas em décadas deixou 3,5 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, convocou a reunião junto com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Fida, e o Programa Mundial de Alimentos, PMA. Segundo a FAO, o encontro debateu a "necessidade urgente de ação de longo prazo para abordar o impacto do El Niño, incluindo construção de resiliência para segurança alimentar e nutrição para as populações mais vulneráveis nos países afetados".

A FAO mencionou ainda que o "objetivo deste encontro de alto nível é aumentar a conscientização e resposta a essa crise prolongada e recorrente". Outro propósito era “mobilizar a comunidade internacional para apoiar as ações de governos, agências da ONU e outros parceiros". El Niño é o termo usado para descrever o aquecimento de águas do Pacífico que ocorre, em média, de cada três a sete anos.

O fenômeno aumenta as temperaturas da superfície do mar e tem um impacto em sistemas climáticos ao redor do globo: alguns locais recebem mais chuvas; outros, nenhuma, frequentemente no oposto do padrão climático usual.

A FAO alertou que embora o El Niño, e sua contrapartida La Niña, ocorra de forma cíclica, nos últimos anos condições climáticas extremas associadas a estes fenômenos, como secas e enchentes, têm crescido em frequência e gravidade. Segundo a agência da ONU, isto estaria ocorrendo principalmente devido aos efeitos da mudança climática. Em El Salvador, Guatemala e Honduras, os países mais atingidos, aproximadamente 2,8 milhões de pessoas dependem de ajuda alimentar, de acordo com FAO.
Corredor Seco

A agência alertou ainda que a situação está colocando em risco os meios de subsistência de milhões de pequenos agricultores no chamado Corredor Seco. Muitos desses dependem fortemente da agricultura de subsistência.

O termo Corredor Seco define um grupo de ecossistemas na região de florestas tropicais secas na América Central, cobrindo terras baixas da área da costa do Pacífico e a maior parte da região central antes das montanhas de El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e partes da Costa Rica e do Panamá.

Ainda segundo a FAO, os riscos climáticos no Corredor Seco são representados principalmente por secas recorrentes, chuvas excessivas e fortes enchentes afetando a produção agrícola. Os impactos em áreas degradas têm maior intensidade.