A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), não descarta a possibilidade de ampliar o Parque Tecnológico e de Inovação da Capital, que deve inclusive, mudar de endereço, migrando para o Belas Artes.

Adriane Lopes diz que Parque Tecnológico será ampliado e deve migrar para o Belas Artes
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), não descarta a possibilidade de ampliar o Parque Tecnológico e de Inovação da Capital, que deve inclusive, mudar de endereço, migrando para o Belas Artes. / Foto:  Prefeita de Campo Grande Adriane Lopes. (Foto: Madu Livramento/Jornal Midiamax)

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), não descarta a possibilidade de ampliar o Parque Tecnológico e de Inovação da Capital, que deve inclusive, mudar de endereço, migrando para o Belas Artes.  A informação foi revelada durante o evento de comemoração do Parktec CG nesta tarde de segunda-feira (15).

“O Belas Artes, que era uma obra emblemática, parada há mais de 30 anos vai ser concluída. O recurso que nós já temos em caixa. No local, nós teremos cultura, agência de tecnologia do município e o Parque Tecnológico também será ampliado para que a gente possa continuar investindo nos avanços na área de tecnologia e inovação na capital”, disse a prefeita.

O prédio localizado na avenida Ernesto Geisel, que já recebeu promessas de ser uma rodoviária e um centro de Belas Artes, agora dará lugar à tecnologia. De acordo com a prefeita Adriane Lopes, no local será a Agência de Tecnologia do município e Novo Parque Tecnológico.

 

Nesta segunda-feira, dez novas startups selecionadas no edital de agosto foram recepcionadas com uma imersão promovida em parceria com o Hub Nexxus (PIT-SJC), referência nacional em ecossistemas de inovação. O objetivo é estimular a troca de experiências e conectar as empresas locais a práticas avançadas de empreendedorismo e inovação.

“Nós vamos trabalhar no tempo recorde para que a gente tenha ampliação do nosso parque tecnológico e atendendo mais empresas também com um espaço ampliado e próximo ao centro da cidade. Então, é uma conjuntura, uma construção melhorando o centro, mas levando a tecnologia e inovação para uma ampliação já no curto espaço de tempo”, explicou Adriane Lopes.

Criado como política pública permanente, o Parktec CG já impactou diretamente mais de 10 mil pessoas e atendeu a mais de 150 empresas. A iniciativa tem apoio da Finep (via MCTI) e contou com consultoria de implantação do PIT-SJC.


O espaço abriga ainda o NAVI, primeiro estúdio público de gravação do Estado, voltado à produção de conteúdo para projetos internos e externos, com 22 atendimentos realizados até o momento.

O Parque funciona como elo entre o poder público, universidades, setor produtivo e sociedade civil, promovendo soluções concretas para os desafios da cidade. Para a prefeita Adriane Lopes, inovação é um dos pilares estratégicos da gestão. “Estamos preparando Campo Grande para o futuro, conectando talentos ao setor produtivo e abrindo portas para novos negócios”, pontua.

A integração com instituições de ensino superior e técnico garante a transferência de conhecimento das salas de aula para o mercado, promovendo soluções práticas e fortalecendo o ecossistema local. Outro diferencial é a oferta gratuita de capacitações, ampliando o acesso da juventude campo-grandense a empregos qualificados e ao empreendedorismo digital.

Imersão e conexões
As startups residentes — Eixo X, BEM – Inteligência de Dados, CO2 Life, Engetec, ENIESSE Hub de E-commerce, Land Growth, JEG Bio Insumos, Nivo, Portal da Construção MS e Tamandu — participarão de uma imersão conduzida por Leandro Costa, do Hub Nexxus.

A agenda do Parktec inclui capacitações em temas como cidades inteligentes, inteligência artificial, franchising e investimentos, além da realização de eventos como a Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio, Tech & Invest e o próprio Hackathon Crianças em Ação. O parque também mantém participação ativa em fóruns internacionais e visitas técnicas, reforçando seu compromisso com uma cultura de inovação alinhada às demandas do presente e às oportunidades do futuro.