Secretaria Municipal alerta para baixa cobertura vacinal contra dengue.

Adolescente de 13 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica em Corumbá
/ Foto: Dengue em Campo Grande / Reprodução PMCG

Uma adolescente de 13 anos morreu na segunda-feira (30), após dar entrada em estado grave no pronto-socorro de Corumbá, com suspeita de dengue hemorrágica.

A vítima, de nacionalidade boliviana, morava em Puerto Quijarro, cidade na fronteira com Mato Grosso do Sul. Ela chegou à unidade de saúde apresentando quadro crítico, com febre alta, dores no corpo e sinais de hemorragia. Apesar do atendimento de urgência, não resistiu. A causa da morte ainda será confirmada oficialmente pela Secretaria Municipal de Saúde.

O óbito ocorre em meio ao avanço simultâneo de arboviroses no Estado. Mato Grosso do Sul já soma 3.058 casos prováveis de chikungunya e seis mortes confirmadas. A incidência estadual é de 110,9 casos por 100 mil habitantes, índice mais de dez vezes superior à média nacional, de acordo com a página Folha MS.

Atualmente, 11 municípios sul-mato-grossenses estão em nível epidêmico para chikungunya, com incidência acima de 300 casos por 100 mil habitantes. Corumbá está entre eles, com 399 casos prováveis e incidência de 414,5.

A situação mais crítica é registrada na Reserva Indígena de Dourados, onde há 1.168 casos prováveis em uma população de pouco mais de 15 mil pessoas. Entre os óbitos confirmados no Estado, cinco ocorreram na reserva, incluindo dois bebês. O sexto caso foi registrado em Bonito.

Dados recentes apontam aceleração da transmissão. Apenas na primeira quinzena de março, foram contabilizados 966 casos prováveis de chikungunya, com mais de 200 internações. Em Dourados, a taxa de ocupação hospitalar chegou a 97% durante a semana, permanecendo em 89% no boletim mais recente, com 385 dos 431 leitos ocupados.

Segundo o infectologista Júlio Croda, a tendência é de agravamento no curto prazo. “Para chikungunya, podemos falar em epidemia em algumas cidades”, afirmou. Ele destaca que o pico de transmissão deve se estender até o fim de abril e início de maio. “Ainda teremos um mês com aumento de casos, hospitalizações e óbitos”, completou.

Baixa vacinação preocupa

Em paralelo ao avanço das doenças, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a baixa cobertura vacinal contra a dengue entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Em Corumbá, apenas cerca de 43% do público-alvo recebeu a vacina. Desde o início da campanha, em 2024, foram aplicadas 9.030 doses, mas somente 3.249 pessoas completaram o esquema com duas aplicações.