Yago, de 17 anos, precisa de atendimento contínuo e corre risco de vida. Instituto afirmou que ele tem consulta marcada.

Adolescente com síndrome grave e crises de falta de ar aguarda há três anos por cirurgia
Yago em uma das internações por falta de ar / Foto: Arquivo pessoal

Um jovem portador de uma síndrome grave aguarda há três anos por uma cirurgia no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio.

Enquanto a operação não vem, o rapaz sofre com crises de falta de ar - e corre risco de vida.

Yago Luiz Velasco, de 17 anos, tem a síndrome Pectus Excavatum, que deforma o osso esterno e as costelas na frente do tórax. A família contou que não consegue tratamento médico para o jovem.

Na semana passada, Yago ficou internado por cinco dias no Hospital Azevedo Lima, em Niterói, mas recebeu alta médica porque a própria direção da unidade disse que o hospital não tinha recursos para tratá-lo.

A mãe, Glória Regina Santos Velasco, disse que o filho não pode fazer nem mesmo atividades simples, como caminhar rápido, porque sente dores.

“Disseram que o caso dele é crônico, que eu teria de entrar na Justiça se quisesse uma transferência. Aqui (no hospital), ele corria o risco de pegar várias bactérias e não teria como continuar com ele aqui”, disse a mãe.

O pai, Carlos Velasco, disse que Yago continua passando mal em casa, com muita falta de ar. O jeito é leva-lo de novo ao hospital, quando ele tem crise.

“E aí, o Yago dá uma melhorada e eles mandam ele para casa de novo”, lamenta o pai do jovem.

O Into informou que no dia 24 Yago vai fazer uma primeira consulta e, no dia 5 de agosto, uma específica para verificar a coluna. E que estão tentando antecipar essas consultas porque o caso do jovem é grave. 

Fila para marcação de consulta em Nilópolis
 
Em Nilópolis, na Baixada Fluminense, a prefeitura resolveu centralizar num único posto a marcação de todos os exames e consultas da cidade. As filas começam de madrugada, e moradores dizem que, se não chegar cedo, não consegue fazer a marcação. As filas são bem extensas.

No posto, um cartaz informa o início do atendimento às 7h. A distribuição de senha começa às 6h, mas só consegue pegar quem madruga na porta do posto de saúde.