A equipe foi ao local e, juntamente com bombeiros e funcionários da fazenda, conseguiram extinguir o incêndio.

Ação conjunta extingue incêndio que ameaçava reservas nativas em propriedade rural
Fogo foi extinguido após ação conjunta. / Foto: Divulgação PMA

Na segunda-feira (29), policiais militares ambientais de Aparecida do Taboado, que trabalham na Operação Prolepse, foram acionados pelo Corpo de Bombeiros para auxiliar na extinção de um incêndio em uma propriedade rural, que ameaçava reservas nativas e bens da fazenda. 

A equipe foi ao local e, juntamente com bombeiros e funcionários da fazenda, conseguiram extinguir o incêndio. Eles utilizaram tratores com lâmina e arado, acerando as áreas para evitar a propagação do fogo com utilização de abafadores.

De acordo com informações policiais, as chamas colocavam em risco a rede elétrica, barracão de madeira da propriedade, além das áreas de florestas nativas e um seringal, o que causaria grandes prejuízos financeiros ao proprietário da fazenda, bem como ao ambiente. 

Os funcionários informaram não saber o que originou o incêndio, que teria iniciado no final da manhã. Após a contenção das chamas, os policiais mediram a área atingida com uso de GPS, que perfez 6 hectares, a maior parte de pastagem, porém, queimou uma parte de floresta nativa protegida de vereda, bem como parte uma área do seringal plantando na fazenda.