Estudantes promoveram caminhada pelas dependências da instituição reivindicando direitos.

Acadêmicos protestam por recursos e manutenção de curso na UFGD em Dourados
Protesto foi realizado nas dependências da UFGD. / Foto: Hélio Fazan / Dourados News

Acadêmicos da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) e apoiadores realizaram, na manhã de hoje (10), um protesto no campos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) para reivindicar recursos para o curso e outros assuntos visando suporte ao s estudantes.

Segundo o site Dourados Newsm, os participantes do movimento realizaram uma caminhada pelas dependências da instituição e posteriormente se concentraram no centro de convivência, onde discursaram e realizaram danças típicas da cultura indígena. 

Júlio César Barbosa, estudante do 5° semestre licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas, cita que os acadêmicos temem a não continuidade do curso diante da dificuldade para encaminhamento de verbas atualmente e incerteza quanto a estadia dos universitários. Para ele, isso se dá principalmente pelo fato da graduação não estar inclusa na matriz OCC (Orçamento, Custeio e Capital). 

“Precisamos que o curso seja inserido na matriz orçamentária, que o nosso alojamento seja garantido e tenhamos direito a Casa da Alternância. A universidade havia se posicionado afirmando que o alojamento não ia mais existir, depois isso foi revisto, mas temos essa incerteza”, aponta. 

Ainda de acordo com o site, entre as reivindicações dos acadêmicos estão, Ampliação de números de bolsas permanência para o Teko Arandu e para a LEDUC, de forma a contemplar todos os acadêmicos, respeitando o direito a permanência dos estudantes. 

Construção de uma Casa de Alternância para os estudantes do Teko Arandu, LEDUC e PPGET com participação integral dos e das estudantes, mediante comissão formada pelos Centros Acadêmicos do Teko Arandu, Leduc e representante do PPGET.

Custeio integral por parte da UFGD para todos os semestres, dos transportes, alimentação e alojamento, sem mais nenhuma redução da jornada de estudos como vivenciadas no primeiro semestre de 2022; 

Realização de audiência pública junto ao MPF sobre a atual situação da FAIND que se encontra em risco de deixar de existir. 

Inclusão dos cursos da FAIND na matriz OCC (Orçamento, Custeio e Capital) da Universidade que contemple refeições, bolsas, material didático pedagógico, ciranda infantil e infraestrutura para FAIND estar presente nos territórios.