Nesta sexta-feira (16/8), grupo se deslocou até a Semed (Secretaria Municipal de Educação) para tratar o assunto e se reuniram com o titular da pasta, Upiran Gonçalves.

Acadêmicos indígenas reclamam falta de transporte e ameaçam fechar rodovia
Estudantes indígenas cobram melhorias no transporte. / Foto: Ligado na Redação

Acadêmicos de universidades públicas e particulares de Dourados ameaçam bloquear a MS-156, que corta a Reserva Indígena do Município, por conta das dificuldades enfrentadas com o transporte até as instituições. O ônibus que leva aproximadamente 130 estudantes diariamente nos três períodos, tem apresentado problemas mecânicos. 

Nesta sexta-feira (16/8), grupo se deslocou até a Semed (Secretaria Municipal de Educação) para tratar o assunto e se reuniram com o titular da pasta, Upiran Gonçalves. 

Ao longo da semana, os universitários chegaram a perder aula pela falta do transporte, já que outro veículo estava parado sem manutenção. 

“Ficamos sem ônibus e fizemos um movimento, nos reunimos ao longo da semana com o secretário de Governo [Celso Schuch] e com o procurador [do Município, Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo], que nos prometeram solução ao problema. Dois dias depois o ônibus quebrou e o Upiran [Gonçalves, secretário de Educação], disse que tentaria resolver, é incerto”, disse ao Dourados News o acadêmico de Direito da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Tiago Fernando Aquino Soares, 26, um dos líderes do movimento. 

Conforme o rapaz, existe a possibilidade de, caso não ocorra solução para a situação até a próxima semana, o grupo bloquear a rodovia. 

“Conversamos com algumas lideranças [indígenas] e estamos tentando manter diálogo com a administração municipal, mas, caso não se resolva o problema, existe a possibilidade de bloqueio”, contou.

Nesta tarde, os estudantes se reuniram na Reserva para debater o caso. Eles ainda não sabem se terão transporte no período noturno. 

Outro lado

O secretário Municipal de Educação, Upiran Gonçalves, disse ao Dourados News que tem tentado resolver a situação do transporte aos acadêmicos, porém, não pode garantir que o veículo estará rodando hoje a noite ou na segunda-feira. 

“Estamos tomando as devidas providências para a manutenção de veículos que estão parados. Já determinei que, se preciso, tire peças daqueles em piores situações e as coloquem em outros carros, mas é algo que não depende só de mim”, relatou.