O fumacê é utilizado para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue

Abram as janelas: fumacê percorre o bairro Nova Lima nesta sexta-feira
O fumacê é utilizado para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue / Foto: Veículo do fumacê. (Foto: Arquivo, Midiamax)

Para ampliar o combate à dengue, equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) circulam com o serviço de borrifação UBV (ultrabaixo volume), popularmente conhecido como fumacê, no bairro Nova Lima nesta sexta-feira (3).

O fumacê visa conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite zika e chikungunya. Conforme a CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais), das 16h às 22h, as equipes intensificam a desinfecção pelas ruas do bairro, iniciando pela Rua Jorge Mascarenhas.

Para garantir a eficácia do inseticida, é necessário manter as portas e janelas abertas. Assim, o veneno consegue atingir locais onde há maior probabilidade de mosquitos. A fumaça atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, maiores transmissoras das doenças. Contudo, há probabilidade de atingir outras espécies, o que torna a aplicação mais criteriosa.Em caso de chuvas, ventos ou neblina, a Sesau pode adiar ou cancelar os serviços, uma vez que atividades meteorológicas prejudicam a aplicação do veneno.