No ano passado, 7.087 empreendimentos foram abertos no Estado.

Abertura de novos negócios teve melhor resultado em 6 anos

Mato Grosso do Sul registrou o melhor resultado na abertura de empresas em 2019. Conforme o levantamento da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), no ano passado, foram 7.087 empreendimentos abertos no Estado, 11,43% superior aos 6.360 registrados em 2018. O número de empresas constituídas é maior que dos últimos seis anos – em 2013, foram abertas 7.635 empresas. 

O saldo entre empresas abertas e extintas também foi positivo e, em 2019, atingiu o maior ganho líquido dos últimos cinco anos. O resultado é de 3.957 empresas, 27,03% maior que as 3.115 de 2018.

De acordo com o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, mudanças no âmbito da Rede Sim e da Lei de Liberdade Econômica contribuíram para facilitar os processos de abertura e fechamento de empresas no Estado. “Tivemos grandes avanços, em 2019, com a Lei de Liberdade Econômica atuando na simplificação das juntas comerciais, e em 2020 queremos ampliar a integração de sistemas dos municípios com a Secretaria de Fazenda e a Jucems, assim como já ocorre com Campo Grande. Isso para que a gente consiga consolidar todos os princípios da liberdade econômica, criando um ambiente de negócio de abertura e fechamento de empresas mais favorável”, afirma Verruck.

O presidente Augusto César Ferreira de Castro explica que, entre os principais ganhos, estão o registro automático, que corresponde a 50% da abertura de empresas, a retirada da taxa para registro de extinção e a dispensa dos procedimentos de alvará para 287 atividades consideradas de baixo risco.

“Podemos dizer que 2019, pelo resultado altamente positivo, com mais de 7 mil empresas abertas em MS, demonstra que o ano consolida a retomada na confiança dos empreendedores no ambiente de negócios no Estado e que a modernização da Jucems e as medidas de simplificação e desburocratização adotadas pelo governo federal possibilitaram o melhor resultado no indicador de aberturas de empresas dos últimos seis anos”, afirmou Castro.

SERVIÇOS LIDERA

Ainda de acordo com o levantamento anual,  o setor de serviços se mantém como o principal segmento econômico, responsável por 62,9% das empresas abertas em 2019, seguido pelo comércio, com 32,6%, e a indústria, com 4,35%. Transporte de cargas, restaurantes, comércio de vestuário e construção de edifícios estão entre as principais atividades escolhidas no ano passado.

Entre os municípios, Campo Grande figura como campeão em novas empresas em 2019, respondendo por 42% ou 3.005 novos CNPJs, em seguida Dourados (11,2%), Três Lagoas (4,9%) e Ponta Porã (3,5%).

MODERNIZAÇÃO

Implantada há pouco mais de um ano, a Jucems 100% Digital trouxe inovação e modernização às atividades da entidade. O projeto foi desenvolvido e implantado gradualmente desde 2015 e contou com o intercâmbio com as juntas comerciais de outros estados, além do diálogo com contabilistas, empresários e demais clientes do órgão.

Serviços como constituições, alterações, extinções e arquivamentos de outros documentos de interesse do empresário, além de emissão de certidões, podem ser feitos a qualquer horário do dia. Para os atos levados a registro, os assinantes deverão utilizar os certificados digitais do tipo “e-cpf A3” e transmitir para a Jucems, conforme determina a legislação aplicável ao registro público de empresas mercantis e atividades afins.

O presidente da junta diz que os planos para 2020 incluem mais agilidade para os trâmites empresariais. “O papel de agente integrador desempenhado pela junta comercial, repassando a todos os órgãos participantes do processo de abertura, alteração e extinção das empresas, seja da esfera federal, estadual ou municipal, por meio dos sistemas compartilhados, será o principal eixo de atuação da Jucems em 2020, com a finalidade de reduzir o tempo para a efetivação dos serviços aos empreendedores sul-mato-grossenses”, contextualizou Castro.