A Prefeitura de Maracaju informa um novo Alerta de chuvas intensas, a previsão para os próximos dias indica probabilidade de tempo severo para o final de semana no estado do Mato Grosso do Sul.

A  Prefeitura de Maracaju informa um novo Alerta para chuvas intensas e ventos de até (50-100Km/h)
Em caso de danos durante o Temporal, entre em contato com a Assistência Social. / Foto: Prefeitura Municipal

Durante o dia de sexta-feira (22) o tempo ainda segue firme em grande parte do estado. Entre a noite/madrugada de sexta-feira e domingo (24), há probabilidade de chuvas com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (50-100Km/h) devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai (baixa do Chaco), aliado ao avanço um sistema frontal e a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em superfície e médios níveis e ao transporte de umidade e calor.

Destaque entre sábado à tarde/noite (23/10) e domingo (24/10) há probabilidade para chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (entre 50-100Km/h) e eventual queda de granizo, com acumulados de chuvas mais significativos e tempestades em todo o estado.

Cuidados durante as Fortes Chuvas:

1 - Durante a tempestade, não permaneça em campos de futebol ou quadras sem cobertura, pois, em locais abertos, os raios costumam atingir os objetos mais altos e você pode, facilmente, tornar-se uma vitima.

2 - Não permaneça dentro de piscinas, lagos ou no mar. Fique longe de torneiras e canos de metal. Também não se deve permanecer em barcos que não possuam cabines para abrigo.

3 - Ao menor sinal de trovoadas ou chuvas, saia imediatamente de pastos ou campos abertos. Procure abrigo seguro para você e sua montaria, mas jamais esconda-se debaixo de árvores, postes ou em quiosques. Os topos de montanhas também devem ser evitados.

4 - Não permaneça em tratores, motocicletas, bicicletas ou outros veículos em que você fique exposto a descargas elétricas.

5 - Na hora da chuva, não utilize chuveiro elétrico, desligue a TV e não ligue outros eletrodomésticos. Evite também o uso de telefones fixos.

6 - Não fique na varanda durante as chuvas. Por ser um local aberto, a varanda oferece grande risco de acidentes com raios.

7 - Procure ficar dentro de casa, mas se estiver na rua não utilize celular e abrigue-se numa edificação, como um comércio, prédio, etc.

8 - Se não houver outro jeito, procure abrigar-se dentro do carro, pois os pneus funcionam como isolantes de correntes elétricas. Mas mantenha distância das partes metálicas.

Em caso de danos durante o Temporal, entre em contato com a Assistência Social:

TELEFONE DO PLANTÃO: 9.8467-0470 (CRAS – Centro de Referência a Assistência Social).

A  Prefeitura de Maracaju informa um novo Alerta para chuvas intensas e ventos de até (50-100Km/h)