Conforme o TSE, só a propaganda eleitoral na TV e no rádio começam em 31 de agosto.

A partir de hoje, candidatos podem podem pedir voto na internet e nas ruas
Sede do TRE-MS, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. / Foto: Paulo Francis

A campanha eleitoral de 2018 começou oficialmente nesta quinta-feira (dia 16). A partir de agora, os candidatos estão autorizados a fazer propaganda eleitoral nas ruas, com abordagem aos eleitores e distribuição de material, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Já a campanha eleitoral no rádio e televisão começa em 31 de agosto.

Os postulantes poderão ligar alto-falantes ou amplificadores de som nas sedes de campanha e também nos veículos. Um dos principais meios, a internet poderá ser usada para promover o candidato, mas a propaganda não pode ser paga.

 
A Justiça Eleitoral autoriza comícios e utilização de aparelhagem de som poderão ser adotados também a partir de agora, das 8 às 24 horas. O horário ainda pode ser prorrogado por mais duas horas.

Até às 22 horas de 6 de outubro de 2018, as campanhas dos candidatos poderão distribuir material gráfico, fazer caminhadas, carreatas, passeatas ou usar carro de som que ande pela cidade divulgando jingles ou mensagem dos candidatos.

A propaganda em meios eletrônicos têm várias normas: deve ser gratuita e em site oficial do candidato, partido ou coligação, blogs ou redes sociais – que poderão ter conteúdo pago, revelando os dados fiscais do contratante e os dizeres “Propaganda Eleitoral”.

Também é permitido usar ferramentas para se conquistar posições de destaque em buscadores como o Google e o envio de mensagens eletrônicas, que tenham opção para o eleitor se descadastrar. Os comitês, como são chamados os locais sede da campanha, podem instalar serviços telefônicos, oficiais ou concedidos.

A propaganda impressa é restrita a 10 anúncios em jornal ou revista, com tamanho limitado e datas diversas (mantendo a obrigação de informar o valor pago).

Candidatos de MS - Em Mato Grosso do Sul, 514 pessoas apresentaram seus nomes ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral). Ontem era a data máxima para o cadastro, que ainda será avaliado pela Justiça Eleitoral. Além dos seis candidatos a governador e seus vices, constam 13 concorrentes ao Senado e seus 39 suplentes.