Só nos primeiros seis meses de 2025, Mato Grosso do Sul registrou 4.861 vítimas em acidentes envolvendo motos

Só nos primeiros seis meses de 2025, Mato Grosso do Sul registrou 4.861 vítimas em acidentes envolvendo motos. Isto quer dizer que, a cada hora, uma pessoa sofre acidente com motocicleta no trânsito do Estado, segundo o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito).
Considerando os dados anuais consolidados, entre 2021 e 2024, o número de vítimas subiu 25% em MS. A média deste período é de 14.519 vítimas por ano. De 2021 até julho deste ano, 66.746 sul-mato-grossenses foram vítimas deste tipo de acidente, em 36.146 sinistros. Neste período, Campo Grande teve 19.820 casos, Dourados 3.571 e Três Lagoas 2.542.
Em Campo Grande, 26 pessoas morreram em acidentes com motos em 2025, o que representa 83% do total de mortes registradas no ano (31). A frota da Capital conta com 370 mil motocicletas e a cidade soma 2.324 acidentes com este tipo de veículo no ano, vitimando 4.861 pessoas, segundo o Detran-MS.
Curso de pilotagem
Enquanto os acidentes envolvendo motocicletas preocupam em Mato Grosso do Sul, o Grupamento de Motosocorro do Corpo de Bombeiros vai ensinar a pilotar com segurança em um curso neste domingo (23), das 8h às 12h. A aula gratuita está com inscrições abertas e acontecerá no Parque Ayrton Senna, Bairro Aero Rancho, em Campo Grande.
Esta é a segunda edição da ação ‘Em Duas Rodas, Eu Escolho Segurança’, realizada em parceria com o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). Motociclistas são as principais vítimas de acidentes de trânsito que causam consequências graves ou sequelas. Portanto, os Bombeiros devem apresentar abordagens teóricas e práticas no curso, com objetivo de oferecer ensinamentos aplicáveis no dia a dia do trânsito.
Além disso, a programação contará com curso de primeiros socorros e atividades voltadas a condutores de ciclomotores e até bicicletas. O evento é destinado a pessoas que têm motocicletas de até 300 cilindradas e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria A em regularidade. Clique aqui para inscrever-se.
Projeto Pilotar Seguro
Criado em 2021 pelo CBMMS, o Pilotar Seguro, desenvolvido pela equipe de motossocorristas da corporação, tem o intuito de promover a educação prática e reduzir acidentes envolvendo motociclistas — que, conforme a instituição, representam a maioria das vítimas no trânsito.
Neste ano, a capacitação ocorre em conjunto com o curso de formação de novos motossocorristas do CBMMS, em andamento na ABM (Academia de Bombeiros Militar). Durante o evento, os bombeiros em formação colocam em prática o que aprenderam, repassando as instruções aos motociclistas, mas sempre sob supervisão dos instrutores.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!