Venda de produtos estragados e até caixas lotados são problemas recorrentes

A cada 2 dias do mês, um supermercado foi autuado pelo Procon
Operações de final de ano resultaram na autuação de supermercados da Capital / Foto: Divulgação

A cada dois dias de dezembro, um supermercado de Campo Grande foi autuado pela Superintendência para Orientação e Defesa Consumidor (Procon-MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedast) de Mato Grosso do Sul.

Nove grandes supermercados da Capital foram autuados e tiveram produtos apreendidos até aqui no mês, alguns deles entre os mais conhecidos dos campo-grandenses e os preferidos para as compras visando as festas de final de ano.

De acordo com o representante do Procon-MS, Marcelo Salomão, em todos os casos a maioria das infrações são devido à venda de produtos vencidos, produtos impróprios para consumo ou com preços divergentes dos das prateleiras. 

Nesse mês mais de mil produtos vencidos foram apreendidos e outros setecentos produtos impróprios foram recolhidos das prateleiras. A multa para infrações desse tipo varia de R$ 5 à 50 mil. 

“A população está se conscientizando dos seus direitos. As reclamações e denúncias  têm aumentado consideravelmente e, nós do Procon Estadual procuramos dar toda a atenção possível para que possamos coibir abusos de comerciantes e retirar de circulação produtos sem condição de consumo”, afirmou Salomão.

Diferenças entre preços nas gôndolas e os cobrados nos caixas, alimentos com prazo de validade vencido e expostos à venda, produtos sem especificação de datas de vencimento ou ingredientes que os compõem além de embalagens deterioradas, amassadas ou contendo furos, são algumas das irregularidades. Dos produtos mais recorrentes a diferença de preços estão principalmente produtos de higiene e limpeza, tais como: creme dental especial, tira manchas e amaciante de roupas, além de espiral contra mosquitos e emulsificante. 

Além das denúncias sobre produtos e atendimento, segundo Salomão, foram recorrentes as denúncias de estabelecimentos com falsos black Friday, período de promoção iniciado em, 
23 de novembro desse ano.