O decreto publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul desta terça-feira (26), dispõe sobre a reestruturação das Unidades Operacionais da Polícia Militar do estado.

A 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Maracaju a partir desta terça-feira (26/12) passa a ser o 15º Batalhão de Polícia Militar
Sede da Polícia Miliatr em Maracaju. / Foto: Robertinho

O governador do estado, Eduardo Correa Riedel, no exercício da competência que lhe confere o art. 89, inciso VII, da Constituição Estadual, e tendo em vista o disposto no art. 49 da Lei Complementar nº190, de 4 de abril de 2014, decretou que a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM) será transformada em Batalhão, que passará a ser denominado de 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), permanecendo sua sede no Município de Maracaju/MS. 

Essa transformação irá possibilitar que a Polícia Militar de Maracaju consiga novos recursos condizentes com o 15º Batalhão de Polícia Militar, como aumento de efetivo operacional e administrativo.

“Essa mudança era uma necessidade a anos perseguida, e hoje temos a alegria de vê-lo concretizado. Isso significa mais segurança para a população maracajuense, mais viaturas, melhores condições de trabalho e melhor estrutura para os policiais guerreiros que já fazem um excelente trabalho na cidade de Maracaju. Desde 2021 buscava-se a transformação da CIPM em Batalhão de Polícia, considerando o crescimento populacional da cidade, o aumento da insegurança devido à proximidade com a fronteira com o Paraguai e a necessidade de os policiais terem melhores condições de trabalho. Agora o sonho se concretizou, e a Polícia Militar de Maracaju, passa a criar uma nova história no desempenhar de sua função de força da segurança pública do Mato Grosso do Sul, afirmou o atual comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar de Maracaju", Coronel Cleder Pereira da Silva.