99% dos que passam por redutores de velocidade não cometem infração
Foram monitorados mais de 4,8 bilhões de veículos. / Foto: Assessoria de Imprensa Perkons

A Perkons, especializada em tecnologia para segurança e gestão integrada de tráfego, faz um levantamento anual do índice de respeito aos seus sistemas de fiscalização de trânsito em operação no Brasil.

Em 2014, 99,94% dos motoristas que passaram por trechos com equipamentos da Perkons não cometeram as infrações monitoradas.

Nos últimos cinco anos, os dados levantados pela Perkons mostram que a maioria dos motoristas respeita a presença do equipamento. No período, foram monitorados mais de 4,8 bilhões de veículos.

O engenheiro e consultor em transporte e trânsito, Osias Baptista Neto, foi ouvido pela empresa e acredita que a fiscalização melhora o comportamento do motorista.

“O índice mostra que quanto mais os equipamentos forem conhecidos melhor será o comportamento do motorista.

Quanto mais equipamentos operando mais respeito à velocidade e tendência à redução de acidentes”, afirma Baptista Neto.

A especialista em segurança viária e autora do livro Medidores eletrônicos de velocidade - uma Visão da Engenharia para Implantação, Lúcia Brandão, também afirma que o índice mostra que os equipamentos cumprem seu papel.

“Os dados revelam que se atingiu o objetivo primordial da segurança viária que é prover ambientes seguros para seus usuários, em especial por garantir níveis adequados de velocidade de circulação.

O que elimina o risco de gravidade na colisão, quando o acidente não pode ser evitado”, esclarece.

Os equipamentos de controle de velocidade da Perkons são instalados em trechos sujeitos a acidentes pelo alto tráfego de veículos, pedestres e/ou ciclistas.

Eles têm como objetivo garantir o trânsito dos veículos automotores dentro dos limites de velocidade estabelecidos e aumentar a segurança.

Segundo Baptista Neto, em Belo Horizonte, onde reside, a empresa responsável pela gestão do trânsito utiliza medidores eletrônicos de velocidade.

“A BHTrans tem colocado radares a cada 200 metros nas principais vias da capital mineira. Com isso, o comportamento dos motoristas ficou mais homogêneo e melhorou o desempenho nas vias.

O radar não é apenas um equipamento de fiscalização, é o principal instrumento para salvar vidas, evitando que pessoas causem acidente por causa da velocidade”, sugere o consultor.

Lúcia lembra que os equipamentos são um apoio à fiscalização de trânsito e explica que, quando aplicados corretamente, trazem resultados.

“As diferentes características de cada equipamento, quando aplicados de forma adequada, transmitem credibilidade aos usuários da via, que lhes devolvem posturas de respeito a esses dispositivos, em especial quando há algum grau de ostensividade”.

Excesso de velocidade

Todos os equipamentos da Perkons em operação medem a velocidade e combinam o monitoramento de outras condutas, como trafegar na contramão, avanço de sinal e parada sobre faixa, entre outros.

Dessa forma, o levantamento revela que entre as infrações de velocidade observadas, 89% dos infratores transita em velocidade superior à permitida

Dentre as infrações de velocidade, 65% dos condutores passam pelos equipamentos com velocidade superior em até 20% da máxima permitida; 25% transitam em velocidades entre 20% e 50% além do permitido; e 10% transitam em mais de 50% acima do limite.

A redução da velocidade é importante fator para reduzir a incidência e a gravidade dos acidentes. “Os elementos mais frágeis do trânsito são os pedestres, os ciclistas e os motociclistas.

Isso porque em caso de colisão os corpos dos envolvidos são diretamente atingidos. Fato que torna determinante a redução da velocidade de circulação em trechos onde há presença deles.

Pois em caso de acidente, a velocidade de impacto é responsável pelo nível de danos e gravidade de ferimentos”, afirma Lúcia.