4 fatos que talvez você não saiba sobre o mundo dos negócios

Esses fatos nem são secretos. Mas não se costuma falar muito sobre eles. Por isso, muitos passam despercebidos diante da maioria das pessoas. Mas saber de algumas coisas pode ajudar você a entender melhor como funcionam as coisas em certos mercados.

Confira abaixo alguns fatos interessantesa sobre o mundo dos negócios:

1 - A ESPN pertence à Disney

...Ou, pelo menos, a maior parte dela: 80% da emissora ESPN pertence à empresa The Walt Disney Company (os outros 20% são da Hearst Corporation). Quando comprou o canal em 1996, a Disney já imaginava seu potencial, mas não previa que a emissora se tornaria responsável por quase metade de seus lucros totais. Enquanto a Disney, com todas as suas aquisições, vale 84 bilhões de doláres, a revista Forbes estima o valor da ESPN em 40 bilhões de dólares (o que ainda a faz a propriedade de mídia mais valiosa do mundo).

2 - Roberto Justus é o rei da mídia no Brasil

Nem a família Marinho, nem Edir Macedo nem Silvio Santos. Quem comanda a mídia no Brasil é Roberto Justus, sócio-fundador do maior grupo de comunicação do país, o Newcomm, que, por sua vez, é sócio do maior conglomerado de comunicação do mundo, o WPP. Para se ter uma ideia, de acordo com o último ranking de agências de comunicação divulgado pelo Ibope, três do Newcomm estão entre as 50 maiores do país, incluindo a líder, Y&R, que responde por um orçamento que é o dobro do da segunda coloca da lista, a Ogilvy e Mather Brasil.

3. O cubo de Rubik é o produto mais vendido do mundo

Talvez você o conheça como "cubo mágico", ou nem saiba um nome, mas com certeza já viu um desses cubos coloridos que parecem impossíveis de serem montados. Desde seu lançamento em 1980, o cubo de Rubik (nome do criador do brinquedo) já vendeu mais de 350 milhões de unidades, o que o faz o produto mais vendido do mundo. Segundo levantamento do 24/7 Wall St., o cubinho é seguido em popularidade pelo iPhone, que já vendeu mais de 250 milhões de unidades.

4 - LG já foi sinônimo de má qualidade

A gigante LG Eletronics nem sempre foi uma das mais respeitadas companhias de eletroeletrônicos do mercado. Antes de usar o slogan Life's Good, a LG era Lucky Goldstar, uma empresa com eletrônicos baratos, genéricos e de qualidade duvidosa. Quando decidiu se reinventar para se relançar nos Estados Unidos e oferecer bons produtos, a empresa percebeu que precisava se livrar da imagem associada a produtos ruins e nunca mais usou o nome "Lucky Goldstar".