3º Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa de Maracaju teve início na quinta-feira

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

No Município de Maracaju o Pacto começou em 2013, foi trabalhado    uma carga horária de 120 horas de formação e participaram 52 professores cadastrados no simec e 16 convidados, totalizando 68 professores.

 Em 2014, uma carga horária de 160 horas de formação e participaram 59 professores cadastrados no simec e 15convidados totalizando 70 professores.

 Em 2015, uma carga horária de 80 horas de formação com a participação de50 professores cadastrados no simec e 26 convidados, totalizando 76 professores.

Começou na quinta-feira (03) o 3º Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa de Maracaju. Os professores tiveram a oportunidade de apresentar o resultado das experiências formativa do professor alfabetizador realizada durante o ano de 2015, tendo como finalidade a socialização das vivencias e experiências do trabalho desenvolvido, colocando sua prática e relatos em sala, na perspectiva de diálogo e reflexão da formação continuada em serviço. Durante a abertura do seminário foram realizadas diversas apresentações, resultado dos estudos e trabalhos realizados pelo Pacto.

A professora Silvana Carra Dias, responsável pela coordenação, acompanhamento e execução local do PNAIC em Maracaju, disse que essa troca de experiência está trazendo efeito positivo dentro da educação e que isso foi possível pelo apoio dado pela secretaria de educação e o prefeito municipal.

Professora Dr.ª Regina Aparecida Marques de Souza da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Coordenadora Geral do Projeto de Extensão Pacto Nacional pela alfabetização na Idade certa.

Disse que pelo esforço trabalho e dedicação dos professores o Estado do mato Grosso do Sul vai estar à frente de muitos na alfabetização na idade certa, e que Maracaju vai estar entre os primeiros, pois hoje o município está servindo de exemplo, que encontrou um gestor público realmente preocupado com a educação, e não só isso parceiros e isso está fazendo a diferença, e os alunos são os beneficiados.

Para o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, educação e prioridade em sua administração, o resultado de uma educação forte e reflexo positivo em outras secretarias e principalmente no município. “Educação não é gasto é investimento, e investimos em educação, porque sabemos da importância do ensino, por isso investimos desde os Cieis até o ensino superior, somos parceiros da Aunimar, no transporte de alunos para Dourados; enquanto formos administradores a educação será prioridade”, disse o prefeito.

3º Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa de Maracaju teve início na quinta-feira
3º Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa de Maracaju teve início na quinta-feira
3º Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa de Maracaju teve início na quinta-feira