Com longas e curtas, CineSur apresenta produções audiovisuais de países da América do Sul

3ª edição do Festival de Cinema Sul-Americano começa nesta sexta-feira em Bonito
Com longas e curtas, CineSur apresenta produções audiovisuais de países da América do Sul / Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (25), Bonito recebe a 3ª edição do Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano. O evento celebra a produção audiovisual de países da América do Sul, com mostras competitivas de filmes inéditos, oficinas de formação, debates e demais atividades.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 25 de julho, às 19h30, no Auditório Kadiwéu do Centro de Convenções. Na ocasião, será exibido o filme “As Herdeiras” (Paraguai) e realizada uma homenagem à atriz Ana Brun.

Com longas e curtas de países como Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Equador, o festival celebra a diversidade da América do Sul e o cinema como ponte entre culturas. A programação gratuita conta com 63 filmes, oficinas, debates, convidados especiais e sessões para todos os públicos.

Nas mostras competitivas, as produções audiovisuais estão divididas em longas e curtas sul-americanos, filmes com focos em temáticas ambientais e obras sul-mato-grossenses. Além disso, os atores Antônio Pitanga, Thiago Lacerda, Cláudia Ohana, Maeve Jinkings, Renata Boldrino, Gleicielly Nonato Guató, Breno Moroni e Nélcia Rita serão os apresentadores do festival.

Filmes valorizam identidade sul-americana
De acordo com a coordenadora do evento, Andrea Freire, os filmes que serão exibidos são inéditos ou foram exibidos, mas não chegaram às salas de cinema aqui do Estado, e são extremamente ricos e vigorosos. 

“O Bonito CineSur firma-se como movimento integrador de transformação do audiovisual. Estamos reforçando a valorização da identidade sul-americana; o festival traz essa sensação de pertencimento. Estamos falando da nossa gente, da América do Sul”, ressalta.

A cerimônia de encerramento, no dia 2 de agosto, será apresentada por Cláudia Ohana e Thiago Lacerda, com entrega de prêmios no valor total de R$ 57.500 aos vencedores das mostras competitivas.

O Bonito CineSur é realizado pela AACIC (Associação Amigos do Cinema e da Cultura), em parceria com o Ministério da Cultura (Governo Federal). Além disso, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Bonito; da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul); da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura); e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).