Inquérito policial foi aberto pela Decat

200 animais são encontrados em meio a fezes e trancados em gaiolas em ONG em Campo Grande
Inquérito policial foi aberto pela Decat / Foto: (Divulgação)

Uma ONG foi denunciada em Campo Grande pelo MPMS (Ministério Público Estadual) depois de cerca de 200 animais serem encontrados em situação precária, em meio a fezes e trancados em gaiolas. Um inquérito policial foi aberto na Decat ( Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista).

A vistoria feita na ONG pelo ministério ocorreu no dia 25 de junho, quando foram encontrados 150 gatos e 50 cachorros que estavam em condições precárias de higiene,em meio a acúmulo de fezes e sujeira. Além disso, foram encontrados medicamentos vencidos em estoque e diversos animais presos em gaiolas sujas.

O MPMS, por meio da 26ª e da 34ª Promotorias de Justiça de Campo Grande, ingressou com uma ação civil pública contra uma associação e o Município, para garantir a proteção de animais domésticos acolhidos pela entidade.

Ainda conforme o MPMS, a responsável pela entidade, aparentava ter problemas de saúde, sem deixar outra pessoa responsável a assumir a direção da ONG.

O MPMS formulou diversos pedidos à Justiça. Entre eles, que a associação seja impedida de acolher novos animais e de obstruir ações do Município, além de ser condenada ao pagamento de indenização por danos morais ambientais.

Uma audiência chegou a ser realizada na tentativa de acordo, mas não houve sucesso na formalização.Com o impasse, aguarda-se agora a decisão judicial sobre o pedido de liminar apresentado pelo Ministério Público.