10 passos para transformar sua equipe e ambiente de trabalho
"Dê aos seus funcionários a oportunidade de expressar suas opiniões". / Foto: iStock

A forma como sua equipe trabalha influencia diretamente no sucesso de seu negócio. E a maneira que você lidera seus funcionários e conduz o ambiente de trabalho está ligada ao trabalho que sua equipe desempenha. Se você não está satisfeito com os resultados, talvez precise mudar sua postura. O ex-funcionário da Google e autor do livro "Work Rules!", Laszlo Bock, compartilhou com a revista Fortune, 10 passos que podem ajudar você a transformar sua equipe e local de trabalho. Confira:

1. Confie na sua equipe.

Se você sempre acredita no melhor das pessoas, demonstre isso. Seja transparente e honesto com sua equipe, e dê aos seus funcionários a oportunidade de expressar suas opiniões. Para conseguir isso, você precisa abrir mão de um pouco da sua autoridade. Pode ser parecer assustador, mas não é tão arriscado assim. E se você fizer parte de uma equipe, faça esse apelo ao seu chefe, peça uma chance.

2. Contrate apenas pessoas melhores que você

Muitas empresas acreditam que preencher uma vaga rápido é mais importante que preencher uma vaga com um empregado qualificado. Contrate com discernimento, estabeleça objetivos, e cheque periodicamete se suas novas contratações são melhores que as antigas. A prova de que você está contratando bem é perceber que 9 dos seus 10 novos contratados são melhores que você.

3. Dê significado ao seu trabalho

O trabalho consome pelo menos ⅓ da sua vida e metade do seu tempo acordado. Ele pode e deve ser mais do que uma maneira de ganhar o dinheiro. De acordo com o professor da Universidade de Wharton Adam Grant, ter algum tipo de conexão com pessoas que se beneficiam do seu trabalho pode aumentar sua produtividade e deixá-lo mais feliz. Todo mundo quer que seu trabalho tenha um propósito. Conecte-o a uma ideia ou valor que transcenda o dia a dia e que também reflita o que você está fazendo.

4. Não confunda progresso com gerência de desempenho

Nunca dependa apenas de seu gerente para saber sobre o andamento de sua equipe. Para progredir, peça opinião de seus colegas, mesmo que seja apenas com perguntas ou em um questionário curto. Para avaliação de desempenho, faça com que os gerentes sentem-se juntos e discutam em grupo suas opiniões sobre cada empregado, para garantir uma análise justa.

5. Concentre-se nos dois tipos de funcionários

Coloque suas melhores pessoas sob um microscópio. Através de uma combinação de acaso, habilidade e coragem, elas encontraram uma forma de se destacar. Ao mesmo tempo, tenha compaixão pelos seus funcionários com os piores desempenhos. Se você está contratando da maneira certa, a maioria das pessoas com dificuldades estão nesta situação porque você as colocou em cargos inadequados, e não porque são incapazes. Ajude-as a aprender ou a encontrar novos cargos.

6. Seja econômico e generoso

Economize no dia a dia, mas guarde o dinheiro para os momentos de maior necessidade de sua equipe. Sua generosidade terá um maior impacto quando alguém estiver em situações médicas de emergência ou celebrando o nascimento de um filho. Focar nesses momentos humanos mostra que sua empresa se importa com cada indivíduo pessoalmente. E todos os funcionários se sentirão mais confortáveis ao saber que terão a força da empresa ao lado nos pontos altos e baixos de suas vidas. 

7. Pague injustamene

Os maiores resultados da sua equipe vem do pequeno grupo dos melhores. Por isso, seus melhores funcionários valem muito mais que seus funcionários comuns. Faça com que eles saibam disso. Ofereça um salário diferente, mesmo que você não tenha recursos financeiros para oferecer uma grande diferença.

8. Preste atenção ao ambiente

Olhe ao seu redor e descubra como o ambiente está influenciando você e aqueles ao seu redor. É fácil ver outras pessoas e se conectar? Quando você envia um e-mail ou texto a colegas e amigos, é para compartilhar uma boa notícia ou um comentário maldoso? Somos todos constantemente influenciados pelo ambiente. Use esse fato para fazer a si mesmo e suas equipes mais felizes e mais produtivos. Organize o seu espaço físico de uma forma que incentive os comportamentos que você deseja: se você precisa de trabalho colaborativo, derrube as paredes e livre-se dos cubículos. Reflita sobre como você envia mensagens para suas equipes, compartilhe dados sobre o que está dando certo.

9. Administre as expectativas

Você vai tropeçar algumas vezes e precisará dar uns passos para trás. Esteja preparado para isso. Conte às pessoas ao seu redor que você tentará coisas novas antes de começar seus experimentos. Dessa forma, é mais provável que seus colegas deem apoio, em vez de criticar, se algo der errado.

10. Aproveite! E volte ao número 1

O processo não é uma missão única. A construção de uma grande cultura e ambiente de trabalho requer constante aprendizado e renovação. Mas não se preocupe em tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Experimente quantas ideias quiser, aprenda a partir das experiências, ajuste o programa, tente de novo. A soma de todos os esforços cria uma organização que é criativa, divertida, trabalhadora e altamente produtiva.