A Prefeitura de Dourados realiza ações do “Dezembro Vermelho”, acompanhando ação mundial que tem foco no alerta à prevenção do HIV/Aids. Haverá palestras, blitz informativas, campanha “Fique Sabendo” e outros.

A abertura oficial será às 18h30 desta segunda-feira (30), com o uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores pela Gerente do Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais, a médica Rosana Alves Vieira Carneiro. Ela vai falar das ações e da importância do combate às doenças.

No dia 1º de dezembro, haverá palestra às 8h30 aos servidores públicos do CAM (Centro Administrativo Municipal), com o tema “Aids todos nós podemos ter. Prevenção, todos nós podemos fazer”. Haverá ainda distribuição de brindes e materiais informativos.

Às 16h terá blitz informativa para caminhoneiros na base da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-163 em parceria com o Sest (Serviço Social do Transporte) e o Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Nessa mesma data, haverá ainda durante todo o dia no Núcleo Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, a campanha “Fique Sabendo”. Através desta é realizado o teste rápido para detectar doenças e panfletagem, que também será estendida ao centro da cidade.

A campanha também será realizada na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) no período da manhã e da tarde, e nas unidades de saúde da Vila Vieira e Vila Hilda na parte da manhã.

A “Fique Sabendo” ainda será realizada dia 2 na unidade de saúde Izidro Pedroso; dia 3 nas unidades Cachoeirinha, CSU Água Boa, Jardim Novo Horizonte e Parque das Nações I; dia 10 nas unidades Campo Dourado e Santo André; e dia 15 no Jardim Ouro Verde.

Entre os dias 15 e 17 ainda haverá ações de prevenção na praça Antônio João, como parte da programação do evento Dourados Brilha, que tem grande concentração de pessoas para as comemorações natalinas. O “Dezembro Vermelho” visa incorporar um conjunto de ações para a prevenção do HIV/Aids, bem como fomentar a assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com a doença. A ideia é conscientizar o maior número de pessoas e romper as barreiras do preconceito e discriminação que ainda existe contra esse segmento populacional.

“Infelizmente, muitas pessoas pensam que só poderão contrair o vírus HIV se forem usuários de drogas, se tiverem o hábito de ter vários parceiros sexuais ou a condição de homossexual. A realidade não é essa. O HIV pode afetar qualquer um, inclusive eu, você”, explica a gerente da Núcleo Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.

Para o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira, a informação correta e de qualidade pode mudar a forma como as pessoas enxergam a doença, por isso o trabalho de conscientizaçãoé tão importante. “O ‘Dezembro Vermelho’ é a oportunidade para que todos tenham mais conhecimento sobre o assunto e possa se prevenir”, afirma ele.

Nogueira lembra através da rede pública, qualquer pessoa pode ter acesso a informações sobre as doenças, realizar testes rápidos e gratuitos através do Núcleo Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, além de todo o tratamento contra a doença de forma eficiente. “Nós temos uma equipe preparada para atender a todos”, relata. A Aids não apresenta sintomas e o acompanhamento médico desde o início é imprescindível para garantir a qualidade de vida de quem vive com a doença. O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para que o tratamento.

O “Dezembro Vermelho” é realizado pela prefeitura através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Administração, universidades e sociedade civil.