Delcídio sendo hoje um dos consultores de grandes empresas e bom transito com novo governo boliviano.
O Brasil e China acabam de assinar um acordo para estudar a viabilidade de uma ferrovia bioceânica ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, com o objetivo de facilitar a exportação de commodities brasileiras para a Ásia. O projeto prevê a integração de ferrovias brasileiras como a Fiol e Fico com o porto de Chancay no Peru, mas começando pela Bolívia.
Embora o acordo seja para estudos iniciais, ele representa um passo importante para uma rota logística mais curta, com potencial para reduzir o tempo de transporte de cerca de 40 para 28 dias, segundo o governo peruano.
Delcídio do Amaral é um engenheiro elétrico e ex-político brasileiro com uma longa carreira no setor de energia e na política. Ele foi ministro de Minas e Energia durante o governo Itamar Franco e diretor da Petrobras no governo FHC, antes de se eleger senador pelo Mato Grosso do Sul em 2002. Ganhou notoriedade nacional ao presidir a CPI dos Correios.
Mas o grande marco de sua trajetória sem dúvida nenhuma foi quando participou da construção e montagem da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, na década de 1980, atuando como engenheiro-chefe colocado pessoalmente como chefe desta grande obra que marcou a história do Brasil na Triplice Fronteira aos 28 anos de idade pelo próprio Presidente e General João Figueiredo
Este trabalho marca o início de sua carreira no setor de energia.
Informações sobre a carreira de Delcídio e sua ligação com Tucuruí:
Carreira profissional: Como engenheiro eletricista, Delcídio esteve envolvido na construção de Tucuruí antes de sua trajetória política.
Após a obra, ele seguiu para a Europa e depois dirigiu empresas como a Eletrosul e a Petrobras.