Poucos atrasos em um dos maiores locais de prova

VÍDEO: candidatos correm nos minutos finais para o Enem

Os minutos finais para o fechamento dos portões nos locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), foi de muita correria, em Campo Grande. Neste domingo (12), as provas são de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os portões foram fechados pontualmente às 12 horas (horário de MS).

Na Uniderp da Rua Ceará, onde um grande número de candidatos faz a prova, foram poucos os atrasos. Não foram registrados incidentes e nos instantes finais, o que se ouviu foram gritos de incentivo aos que estavam chegando.

Em locais mais afastados, os candidatos optaram por chegar cedo para evitar atrasos.

Tentando uma vaga em medicina, o operador de caixa Genilson Barbosa Policarpo, 29 anos, foi um dos que não quiseram correr riscos com o ônibus e desperdiçar os estudos. “Moro no Aero Rancho, vim de ônibus e não dá para correr risco”, afirma.

Gabriele Magalhães, 23 anos, pretende fazer o curso de História. Moradora da Vila Jacy, ela foi com o pai, de carro e, mesmo assim, preferiu chegar cedo no local de prova. “Melhor chegar cedo e evitar correria, pois tem que ver a sala ainda”, diz a jovem.

A estudante Isabela Floriano, 17 anos, está no 2° ano do Ensino Médio e foi fazer o Enem como ‘treinera’. “É para pegar a experiência e ficar preparada no ano que vem”, comenta. Ela mora no Parati e foi de ônibus, mais cedo, para evitar atrasos.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no total, 92.300 candidatos se inscreveram para o Enem no Estado. Na primeira fase, há uma semana, o índice de abstenção foi de 36,20%.

O gabarito do Enem deverá ser divulgado na próxima quinta-feira (16). A pontuação no Exame é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item, em que o valor de cada questão varia de acordo com a porcentagem de erros e acertos relativos àquela pergunta.