O preço da criptomoeda segue a economia simples de demanda e oferta, mas também existem alguns outros fatores.

As criptomoedas estão disponíveis ao público há quase uma década, mas sua popularidade é um fenômeno relativamente novo.
Muitas pessoas já começaram a investir em alguma das muitas moedas digitais disponíveis hoje, principalmente no Brasil e em toda a América Latina, através de plataformas digitais que como referido anteriormente, permitem o investimento por parte do população, mas também permitem a estes mesmo indivíduos ganharem “recompensas” sobre os seus criptoativos, isto que é apenas algo suportado pela plataforma eToro, por exemplo, uma das maiores e mais completas do mercado.
O preço da criptomoeda segue a economia simples de demanda e oferta, mas também existem alguns outros fatores.
O que é criptomoeda?
Uma criptomoeda é, simplesmente, um ativo digital. É chamada de moeda porque foi criada para funcionar como meio de troca da mesma forma que usamos moedas fiduciárias.
As transações são baseadas na Internet e são registradas em um blockchain.
O blockchain mostra o histórico de transações de cada unidade e é usado para comprovar a propriedade.
Os ativos digitais são melhor visualizados como tokens virtuais.
Esses tokens significam algo para o sistema interno e podem ser programados para registrar transações financeiras e outras informações valiosas.
Seu uso como sistema monetário ainda é o recurso mais lucrativo da criptografia.
Ela permite que os usuários enviem criptomoedas entre as partes em troca de bens e serviços fornecidos.
Como as criptomoedas não são controladas por nenhuma autoridade central, elas apresentam vantagens exclusivas. Normalmente, há poucas ou nenhuma taxa de processamento.
Há menos controle e regulamentação governamental.
Isso significa que as criptomoedas são portáteis, resistentes à inflação e transparentes em seu histórico de transações.
A negociação de criptomoedas é uma característica nova e crescente do mundo da criptografia.
A negociação é separada do uso da criptografia como sistema monetário.
Em vez disso, os usuários compram e vendem criptomoedas da mesma forma que comprariam e venderiam ações de uma empresa.
A compra de concessões destes ativos dá a você a propriedade de uma empresa, enquanto a compra de um token concede a você a propriedade dessa criptomoeda.
Assim como a conveniência de seus produtos impacta o preço das ações de uma empresa, o sistema cripto-monetário impacta o custo do comércio de criptografia.
O valor de uma criptomoeda é afetado principalmente por seu suprimento, a demanda do mercado por ela, sua disponibilidade e as criptomoedas concorrentes.
Quais são os diferentes tipos de criptografia?
Atualmente, existem três categorias amplas de criptomoedas: Bitcoin, altcoins e Tokens.
Bitcoin
A criptomoeda original, Bitcoin, é uma criptomoeda limitada . Isso significa que depois que 21 milhões de Bitcoins forem extraídos, não haverá mais mineração.
Ter uma moeda limitada significa que o Bitcoin pode ser usado como uma ferramenta de investimento de reserva de valor. Investir em uma reserva de moeda de valor pode ser comparado a investir em ouro. Embora haja algum valor transacional em ouro, ele é usado principalmente como reserva de valor.
Altcoins
Altcoins são versões alternativas dos Bitcoins, mas com pequenas alterações. Existem muitos tipos diferentes de altcoins.
Algumas diferenças importantes entre Bitcoin e altcoins podem ser encontradas no próprio blockchain. Alguns altcoins têm um suprimento ilimitado, o que muda a forma como as moedas são usadas. Alguns altcoins tornaram o blockchain mais rápido, o que acelera tanto a mineração quanto as transações.
Tokens
Os tokens foram criados para usar contratos inteligentes como uma forma de moeda. Eles não têm um blockchain e são usados em aplicativos descentralizados (dApps).
As moedas criptográficas usam o processo de mineração e o blockchain resultante como uma medida física da moeda. Isso é semelhante a como os bancos de reserva costumavam ter reservas de ouro que lastreavam suas moedas fiduciárias.
Como a criptomoeda ganha valor?
A criptomoeda pode ganhar valor nas plataformas de câmbio.
Ela aumenta em valor com base na oferta e demanda.
O fornecimento de uma criptomoeda depende de quantas novas moedas estão sendo mineradas e de quantos proprietários atuais desejam vender suas moedas.
A demanda por uma criptomoeda depende de muitos fatores.
A demanda aumentará com base na utilidade das moedas.
Isso significa que se o sistema cripto-monetário funcionar bem (ou seja, transações rápidas e taxas baixas), se os contratos inteligentes se tornarem mais comuns e se mais empresas começarem a aceitar a criptografia, a demanda por criptografia aumentará.
Além disso, há um aumento na demanda por criptomoedas como reserva de investimento de valor.
Como a criptomoeda ganha valor? Como qualquer mercado, o valor das criptomoedas flutua com base na percepção do mercado de seu valor em um determinado momento.
Essas flutuações podem estar enraizadas em alguns dos fatores de oferta e demanda mencionados acima ou podem ocorrer como resultado de fatores de mercado ocultos.
Como os usuários aumentam o valor da criptomoeda
• Compre na baixa e venda na alta - usando a estratégia de investimento clássica, os usuários podem aumentar o valor da criptomoeda comprando e segurando moedas. A compra aumenta a demanda e, portanto, o valor da criptografia aumenta.
• Mineração - o ato de minerar Bitcoins ou altcoins pode ser lucrativo. Também impacta o fornecimento de criptomoedas.
• Utilidade crescente - à medida que mais instituições investem em criptografia e a aceitam como forma de pagamento, sua utilidade aumenta. Como usuário, você pode contribuir com este processo. Isso aumentará o valor das criptomoedas a longo prazo.
• Cobertura da mídia - os preços da criptografia flutuam de acordo com a cobertura da mídia. Os usuários podem impactar isso por meio de suas contas de mídia social.
Conclusão
Este mercado tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade e credibilidade nos últimos anos.
Através da estimulação de economias ajudando assim na criação de novos negócios e novos métodos de investimento.
Empresas como a eToro, a Binance ou a FTX, por exemplo, permitem que qualquer pessoa tenha não só acesso ao poder de investir como também ao de se educar ao nível do que é este mercado e o que ele pode trazer não só a nível pessoal como a nível profissional.
É previsto que o Bitcoin venha-se a tornar na moeda principal de alguns países, por isso porque não começar agora a estudá-la e ser um dos pioneiros deste mercado.