Então imagine que bom seria ter uma outra forma de se prevenir da doença. Pode comemorar, porque a vacina contra a dengue está cada vez mais perto de ser liberada.
Uma coisa muito estressante em relação à dengue é que você pode seguir todas as orientações para não deixar água parada na sua casa, evitando a disseminação do Aedes aegypti, mas você não sabe se o seu vizinho está fazendo a mesma coisa… e, infelizmente, o mosquito não se importa muito em picar o “verdadeiro culpado”. Então imagine que bom seria ter uma outra forma de se prevenir da doença. Pode comemorar, porque a vacina contra a dengue está cada vez mais perto de ser liberada.
Nesta quarta-feira (26), a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) vai assinar um Termo de Compromisso com o Instituto Butantan para estudar e monitorar a vacina contra a dengue desenvolvida pelo instituto. De acordo com O Globo, essa é “a última etapa pendente antes da concessão do registro definitivo do imunizante.” Procurada pelo jornal, a Anvisa explica que não pode confirmar se o registro da vacina já foi aprovado, mas que a previsão é que a autorização saia nos próximos dias.
O Ministério da Saúde vai realizar uma coletiva de imprensa hoje, às 11h, em São Paulo sobre o assunto, junto com a Secretaria de Estado da Saúde, do próprio Butantan e da Anvisa. No início do mês, o diretor do Butantan, Esper Kallas, afirmou ao Globo que o instituto conta com mais de um milhão de doses prontas da vacina contra a dengue.
Qual a eficiência da vacina contra dengue do Butantan?
Estudo clínico publicado na revista científica New England Journal of Medicine (NEJM) no ano passado apontou uma eficácia geral de 79,6% da dose única ao longo de dois anos de acompanhamento. No caso da DENV-1 e da DENV-2, as duas versões da dengue que mais circulam no Brasil, a eficácia foi de 89,5% e 69,6%, respectivamente.
A vacina do Butatan conta com versões enfraquecidas do quatro sorotipos existentes do vírus da dengue – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. O diferencial desse imunizante em relação a outros do mercado é o esquema vacina em dose única.